Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará vai exigir passaporte de vacinação em todos os estabelecimentos

Estudo indica que parte dos casos de reação à vacina contra Covid tem relação com a ansiedade

Foto: Prefeitura de Fortaleza

Todos os estabelecimentos do Ceará deverão exigir o passaporte de vacinação contra a covid-19 em breve. Estes foram os planos divulgados pelo Governo do Estado durante uma reunião que aconteceu nesta segunda-feira (8), na presença de representantes do setor de eventos. O encontro aconteceu na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), no Centro Administrativo do Cambeba, em Fortaleza.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Bolsa Família encerra oficialmente hoje (8); saiba tudo sobre o Auxílio Brasil

Apesar da reunião ter sido com os representantes do setor de eventos, esse passaporte de vacinação contra a covid-19 será exigido em todos os tipos de estabelecimentos, controlando a entrada destes locais. A expectativa é de que este seja um documento novo, que não está ligado aos que já são emitidos pelo Vacine Já (da Prefeitura de Fortaleza) e pelo Conect SUS (do Ministério da Saúde).

Além de incentivar a vacinação, espera-se que o passaporte consiga garantir que a retomada das atividades econômicas avance. Com o documento, o Estado planeja reduzir as medidas restritivas da pandemia.

Publicidade

Espera-se que o passaporte de vacinação do Ceará consiga estar pronto até as festas de Natal e Réveillon, garantindo a realização destes eventos com segurança.

“A expectativa é que o passaporte seja utilizado em todos os estabelecimentos. É um certificado digital que vai mostrar quem está completamente vacinado, como o conecte-SUS. Está em desenvolvimento e o governador deve apresentar no momento oportuno. No entanto, trabalhamos para que seja utilizado ainda neste réveillon”, comentou
Flávio Ataliba, secretário de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag).

Leia também | Pfizer inicia teste de medicamento contra covid-19 no Rio de Janeiro

Vacinação contra covid-19 no Ceará

O avanço da imunização contra a covid-19 no Estado é motivo de preocupação para os gestores. Apesar dos bons números, a possibilidade de uma terceira onda da pandemia ainda não foi descartada.

De acordo com Marcos Gadelha, Secretário da Saúde do Estado, “existe, ainda, o risco da ocorrência da 3ª onda. Mas o Estado do Ceará tem trabalhado fortemente para que isso não ocorra, trabalhando para disponibilizar vacinas para todos os cidadãos cearenses. Então, existem vacinas disponíveis para você cidadão cearense que ainda não se vacinou ou não completou o esquema de vacinação”.

De acordo com o Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará, o Estado aproxima-se das 12 milhões de doses aplicadas desde o início da imunização contra a covid-19.

Leia também | Silenciosa e perigosa: Brasil é o quinto país com o maior número de diabéticos do mundo

Sair da versão mobile