VOTAÇÃO

PEC dos Precatórios, que define futuro do Auxílio Brasil, será votada nesta terça-feira (9)

Oposição tentou barrar a medida no STF, mas votação está mantida

Compartilhe:
9 de novembro de 2021
Portal GCMAIS

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), confirmou para esta terça-feira (09) a votação dos destaques da PEC dos Precatórios. O texto-base da Proposta de Emenda à Constituição que flexibiliza o pagamento de dívidas do governo federal foi aprovado na semana passada, com 312 votos a favor. Eram necessários 308. Lira espera uma vantagem maior, ao votar os destaques, que são alterações ao texto principal.

PEC dos Precatórios, que define futuro do Auxílio Brasil, será votada nesta terça-feira (9)
Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Parlamentares e partidos políticos recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a tramitação da PEC, mas o presidente da Câmara acredita que o Judiciário não vai interferir no assunto. Uma das controvérsias levantadas foi a mudança das regras de votação em cima da hora.

Até então, só poderiam ser computados os votos dos deputados que estivessem presencialmente em plenário. Pouco antes do começo da votação, a Mesa Diretora autorizou que parlamentares em viagem oficial votassem à distância.

A PEC dos precatórios permite que o governo adie e parcele esse pagamento, que são dívidas com pessoas e empresas, reconhecidas por decisão da Justiça, sem possibilidade de recorrer.

O orçamento para o ano que vem prevê o pagamento de R$ 89 bilhões em precatórios. Com o adiamento de R$ 44,5 bilhões desse pagamento, o governo espera ter recursos para pagar o novo programa social Auxílio Brasil.

Leia também | Auxílio Brasil: saiba quando o governo vai abrir novas vagas para o programa

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.