Passaporte da vacina passa a ser exigido no Ceará a partir de hoje (15); confira o decreto | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
NOVO DECRETO
Passaporte da vacina passa a ser exigido no Ceará a partir de hoje (15); confira o decreto
Medida é obrigatória apenas para pessoas acima dos 12 anos, ou seja, que já estão aptas para receber o imunizante contra a Covid-19
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 15 de novembro de 2021
Passaporte da vacina passa a ser exigido no Ceará a partir de hoje (15); confira o decreto
Foto: Governo do Ceará

Entra em vigor nesta segunda-feira (15) o novo decreto estadual de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, no Ceará, que inclui a obrigatoriedade do Passaporte da Vacina para ingresso em restaurantes, bares e eventos em todo o estado. O decreto vigora por 15 dias.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“O comitê tomou uma decisão, e nós estamos, de forma oficial, implementando a partir da próxima segunda-feira (15) a exigência do Passaporte da Vacina para o ingresso, no Ceará, em restaurantes, bares e eventos em geral. Inclusive, não haverá mais restrição de horários em bares e restaurantes, mas com a exigência do comprovante de vacinação. Estivemos no exterior e era um protocolo comum a exigência desse documento para entrar em um restaurante, em um bar de um hotel, teria de comprovar a sua vacinação. Se está no ciclo vacinal de duas doses, comprove o esquema vacinal completo. E estamos implementando essa exigência com o único objetivo de proteger a população”, explicou o governador do Ceará, Camilo Santana.

A medida é obrigatória apenas para pessoas acima dos 12 anos, ou seja, que já estão aptas para receber o imunizante contra a Covid-19. As pessoas que não tomaram a vacina por questões de saúde, também estão dispensadas de apresentar o passaporte, mas devem comprovar o motivo com um atestado médico.

De acordo com o que institui o novo decreto, o passaporte da vacina no Ceará tem como finalidade comprovar a imunização contra a Covid-19 e garantir a segurança sanitária da população. Assim, ele pode ser apresentado de forma física ou digital.

Como emitir o passaporte da vacina?

Para comprovar a tomada da vacina e acessar bares, restaurantes e eventos no Ceará, basta apresentar o Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19. Para isso, é necessário acessar o aplicativo Ceará App, que está em pleno funcionamento para sistema iOS e em implementação gradual para Android. Também é possível emitir o documento pela página ConecteSUS . Por esses canais, a partir de dados do CPF, é possível acessar e baixar o documento.

Leia também | Passaporte da vacina pode ser impresso? Entenda as regras do novo decreto no Ceará

Veja outros pontos do novo decreto no Ceará, válido a partir de hoje (15)

  • Academias: funcionamento permitido de segunda-feira a domingo, de 5h30 às 22h30, mediante agendamento e com o limite de 60% da capacidade de clientes;
  • Barracas de praia: poderão funcionar sem restrição no horário, com exigência do passaporte sanitário como condição de acesso;
  • Cinemas podem funcionar com 80% da capacidade;
  • Comércio de rua funcionará de 8h às 22h, observada a limitação de 80% da capacidade;
  • Eventos corporativos: realização mediante exigência do passaporte sanitário;
  • Igrejas: podem funcionar com 100% da capacidade.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário