Ícone do site Portal GCMAIS

Polícia alerta sobre encontros marcados com crianças e adolescentes pela internet

Polícia alerta sobre encontros marcados com crianças e adolescentes pela internet

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Com o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso tecnológico ao alcance de todos, a internet vem fazendo parte da rotina dos brasileiros. As relações virtuais se fortaleceram, nos últimos dois anos, com o período da pandemia e o isolamento social. Rever amigos, reuniões onlines, compras e aulas no meio digital estão cada vez mais frequentes. Com a praticidade de apenas um clique, as pessoas se tornam mais adeptas ao mundo digital. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, demonstra que 82,7 % dos domicílios brasileiros têm acesso à internet. Com o avanço destes números, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) alerta sobre o uso da Internet e redes sociais por crianças e adolescentes.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Nos últimos dias, as Forças de Segurança do Ceará se depararam, em menos de uma semana, com dois casos em que duas adolescentes, de 13 e 16 anos, que combinaram por meio das redes sociais, encontros com homens que estavam em estado diferente dos seus. Em ambos os casos, as jovens percorreram milhares de quilômetros – uma saiu do Distrito Federal e outra do Paraná, para encontrar com homens no Ceará, com quem mantiveram, inicialmente, contato virtual. Com isso, a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e Adolescente (Dececa), destaca as iniciativas e atitudes que devem ser tomadas por pais, parentes e pessoas próximas a esse público, que de alguma maneira, é potencialmente mais fácil de ser enganado por “predadores onlines”.

A diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da PC-CE, delegada Arlete Silveira, explica que abordar essa temática do uso da internet é fundamental, principalmente no anseio familiar, alertando e prevenido crianças e adolescente para possíveis crimes que porventura possa se concretizar. “Os pais ou responsáveis por essa possível vítima, criança ou adolescente, acham que essa pessoa estando ali, lado a lado, ao seu alcance visual, não pode se tornar uma presa fácil para quem usa a internet para atrair suas vítimas. A internet é a porta de entrada para um novo mundo, que, se não monitorado rigorosamente pelos responsáveis, pode ser um caminho sem volta”, comenta a diretora.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Publicidade

O jovem, antes de completar a sua maior idade, vive em processo de adaptação, amadurecimento, desenvolvimento e descobertas e, atualmente, usa a internet para conhecer novas pessoas, e, é nesse mundo virtual, onde existem pessoas que se escondem atrás de perfis falsos para chamar atenção e atrair vítimas. A delegada Arlete Silveira fala ainda que é necessário que haja um diálogo familiar constante, uma vez que as vítimas ainda não têm o discernimento do perigo e desdobramento que é, por exemplo, ficar ou estar longe de seus familiares por muito tempo.

Algumas dicas para manter crianças e adolescentes seguros, são:

1 – Mantenha um diálogo constante com as crianças e adolescentes;
2- Explique e indique quais portais ele (a) poderá navegar;
3- Destaque os perigos que é compartilhar fotos e vídeos pessoais, assim como dar seu endereço e falar sobre sua rotina;
4- Restrinja alguns acessos e delimite horários;
5- Monitore de perto o acesso;
6- Instale filtro e bloqueador de sites.

 

Sair da versão mobile