Black Friday 2021: saiba os cuidados necessários para evitar golpes | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
DIA DE DESCONTOS
Black Friday 2021: saiba os cuidados necessários para evitar golpes
Para aproveitar os descontos de produtos e serviços, é preciso tomar alguns cuidados para evitar transtornos com preços enganosos e produtos falsos
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 22 de novembro de 2021
Black Friday 2021: saiba os cuidados necessários para evitar golpes
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Black Friday 2021 está chegando: será na próxima sexta-feira, dia 26 de novembro. A data vem ganhando força no comércio brasileiro nos últimos anos e já entrou para o roteiro de compras dos consumidores.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos nos anos 1960 e desde 2010 acontece por aqui, com a intenção de esvaziar o estoque de peças e produtos, para reabastecê-los antes do Natal, a maior data de vendas no Brasil.

Para aproveitar os descontos de produtos e serviços, é preciso tomar alguns cuidados para evitar transtornos com preços enganosos e produtos falsos.

Atualmente, lojas falsas são algumas das ferramentas mais comuns usadas pelos golpistas. Com uma estética e URL semelhantes aos grandes varejistas, estes sites fingem ser o da loja original para atrair o consumidor. Veja algumas dicas para se proteger deste golpe:

  1. Tome cuidado com mensagens imediatistas, como “promoções imperdíveis” ou “oferta relâmpago”
  2. No caso das mensagens por email, WhatsApp ou SMS, tome cuidado com os links e anexos. Procure erros ortográficos, são alguns dos indícios que apontam para a possibilidade de ser uma tentativa de golpe;
  3. Nunca envie informações pessoas para organizações que você não tem certeza de que é legítima, como SMS, e-mail e formulários digitais;
  4. Nos canais oficiais da empresa, procure quais são os meios de contato que ela, de fato, usa;
  5. Quando receber mensagens de bancos, sem a sua solicitação, desconfie.

Leia também | Confira dicas para fazer boas compras na Black Friday 2021

O preço é o fator-chave para a compra na Black Friday, por isso é importante estar sempre atento. Um levantamento da Clearsale mostrou que o primeiro semestre de 2021 registrou aumento no número de tentativas de fraude em compras digitais, da ordem de 32,7%.

Preços extremamente baixos são um dos principais atrativos, portanto é preciso ter atenção a alguns detalhes:

  • Desconfie de valores muito mais baixos que o das lojas concorrentes;
  • Verifique com cuidado as promoções de lojas desconhecidas;
  • Dê preferência para empresas consolidadas nas compras digitais;
  • Cheque a URL da loja para saber se o site é oficial;
  • Não clique em e-mails ou SMS de destinatários suspeitos.

Com o volume de vendas muito grande no fim de ano, é importante lembrar que, caso o consumidor tenha algum problema com as compras, serviços ou mercadorias, pode recorrer aos Procons ou registrar a queixa no site consumidor.gov.br.

Outra dica para quem for comprar na Black Friday, além de comparar os preços e as lojas, é pensar no consumo consciente, para evitar compras por impulso e futuros endividamentos.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário