Motoristas profissionais têm prazo para realizar exame toxicológico, confira as datas | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
OLHO NOS PRAZOS
Motoristas profissionais têm prazo para realizar exame toxicológico, confira as datas
Os condutores de veículos como caminhões, ônibus e vans estão sujeitos a multa e cassação do direito de dirigir por até três meses
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 22 de novembro de 2021
Motoristas profissionais têm prazo para realizar exame toxicológico, confira as datas
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os motoristas profissionais que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E precisam ficar atentos aos prazos para a realização do exame toxicológico. Os condutores de veículos como caminhões, ônibus e vans estão sujeitos a multa e cassação do direito de dirigir por até três meses.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em abril deste ano, o Conselho Nacional do Trânsito (Contran) divulgou uma tabela com os prazos para a realização dos exames, de acordo com a data de vencimento da CNH. A partir do dia 1º de julho, as autoridades de trânsito começaram a fiscalizar se os motoristas estavam em dia com a obrigação, também de acordo com o calendário.

Todos os motoristas que têm CNH com data de vencimento entre março deste ano e junho de 2023, por exemplo, já estão sujeito a multas. Aqueles cuja CNH vence entre julho e dezembro de 2023 têm até até 30 de novembro pra realizar o exame toxicológico, que vai começar a ser cobrado pelas autoridades de trânsito a partir de 1º de dezembro.

Já os que possuem carteira com vencimento entre janeiro e abril de 2024 deverão fazer o exame até 31 de dezembro deste ano. Para estes, a fiscalização começa no dia 1º de janeiro de 2022.

Como é feito o exame toxicológico?

O exame toxicológico é feito com a coleta de pequenas amostras de cabelo. A análise toxicológica do material consegue determinar se o motorista consumiu ou não algum tipo de substância psicoativa até 6 meses antes da coleta.

Em caso positivo, o laudo aponta o tipo de substância consumida e estima a frequência com que a substância foi utilizada.

Leia também | Motoristas de caminhões e ônibus sem exame toxicológico serão multados em R$ 1.467,35

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário