Mais de 50 cidades paulistas decidiram cancelar o carnaval em 2022 por conta da pandemia de covid-19. Entre os municípios que já anunciaram que não irão promover nenhum tipo de festividade pública estão Botucatu, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano. Também foi cancelado o tradicional carnaval da cidade de São Luiz do Paraitinga, que costuma levar multidões às ruas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Na avaliação das prefeituras paulistas, o momento requer cautela, mesmo que as taxas de ocupação de hospitais estejam baixas e os índices da doença registrem melhoras no comparativo com os piores meses da pandemia. As prefeituras temem que a folia possa gerar uma nova onda de proliferação da covid-19 e volte a elevar o número de casos e óbitos no Estado. O tom também se justifica pelo alerta feito pela OMS sobre uma possível 4ª onda.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Carnaval na capital paulista
Por outro lado, na capital São Paulo, o cronograma de festividades do Carnaval está mantido. Neste mês de novembro, a Prefeitura recebeu 867 inscrições para desfiles de blocos de rua. Ainda assim, a depender da situação no período, a Prefeitura de São Paulo sinalizou que o evento deve ocorrer sem restrições sanitárias.