Os estudantes que não compareceram aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio por problemas logísticos ou por doenças infectocontagiosas, como a covid-19, poderão pedir a reaplicação do Enem 2021, a partir de hoje (29), por meio da Página do Participante.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
É necessário enviar um documento para comprovar a solicitação. O prazo vai até 3 de dezembro. Já o gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até 1º de dezembro.
Conforme o Inep, o direito à reaplicação varia conforme condições apresentadas no edital, como problemas logísticos e doenças infectocontagiosas. Aqueles que faltaram e não se enquadram nessas situações não devem acessar a Página do Participante para pedir a reaplicação.
Pode solicitar uma nova data de provas o participante afetado por desastres naturais que prejudiquem a aplicação do exame, devido ao comprometimento da infraestrutura do local; por falta de energia elétrica, que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural; e por falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou por erro de execução de procedimento de aplicação.
O participante que faltou ao exame por apresentar sintomas de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital do Enem 2021 na semana que antecedeu a aplicação ou no dia da prova também pode solicitar a reaplicação.
Além da covid-19, são doenças infectocontagiosas para fins de reaplicação: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
Os pedidos devem ser acompanhados por documentação que comprove o motivo da solicitação. O Inep analisará a documentação comprobatória individualmente.
Leia também | Enem: estudantes com covid-19 podem pedir reaplicação da prova
Reaplicação do Enem 2021
Quem tiver a documentação aprovada terá a participação garantida na reaplicação do exame, que ocorrerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data da aplicação do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes que tiveram nova oportunidade de inscrição no Enem, no período de 14 a 26 de setembro.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<