PREVIDÊNCIA

INSS tem 1,8 milhão de pedidos de benefício na fila de espera

O prazo para análise desses pedidos é de 45 dias

Compartilhe:
30 de novembro de 2021
Portal GCMAIS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende acabar com a fila de espera por benefícios da Previdência até julho do ano que vem. Atualmente, o órgão tem cerca de 1 milhão e 800 mil pedidos para analisar.

INSS tem 1,8 milhão de pedidos de benefício na fila de espera
Foto: Divulgação/INSS

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Mas o novo presidente no órgão, José Carlos Oliveira, aposta na tecnologia como principal aliada. A estratégia para fazer a fila andar é ampliar a análise automática dos pedidos de aposentadorias.

Além disso, a avaliação das condições sociais e físicas de quem pede o BPC, que é o benefício assistencial para idosos de baixa renda e pessoas com deficiência, também deve ficar mais rápida com a análise sendo feita de maneira remota.

O INSS pretende, ainda, renovar contratos de servidores temporários e cedidos por outros órgãos para poder dar celeridade aos processos e reduzir a fila de espera. Segundo o governo, todos os meses o órgão recebe entre 800 mil e 1 milhão de pedidos de benefícios previdenciários. Em outubro, o tempo médio de espera para a análise de um recurso estava em 411 dias.

O prazo para análise desses pedidos é de 45 dias. Dos quase 2 milhões de processos em fila de espera, metade está dentro do prazo e a outra metade com atraso.

Leia também | Novo presidente do INSS toma posse; conheça o perfil do novo gestor

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.