Ícone do site Portal GCMAIS

Receita paga hoje lote residual de restituição do Imposto de Renda; saiba se você tem direito

Receita Federal anuncia prorrogação do prazo de entrega da Escrituração Contábil Digital

Foto: Divulgação

A Receita Federal paga nesta terça-feira (30) o valor referente ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física do mês de novembro. Esse lote também tem restituições residuais de exercícios anteriores.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Serão contemplados 260.412 contribuintes, entre prioritários e não prioritários. O valor total do crédito é de R$ 450 milhões.

Do total de pagamentos que serão feitos nesta terça-feira, R$ 179.055.455,43 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 4.623 contribuintes idosos acima de 80 anos, 37.928 contribuintes entre 60 e 79 anos, 3.751 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 14.442 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Se você ainda não sabe se tem direito à restituição, acesse a página da Receita, selecione “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.

Publicidade

Leia também | Receita libera consulta a lote residual do IRPF

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, e permite consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte poderá retificar a declaração, e corrigir as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile