A Câmara Municipal de Fortaleza vai debater, nesta terça-feira (7), a obrigatoriedade do passaporte da vacina na capital cearense. A audiência pública sobre o tema foi convocada pela vereadora Priscila Costa (PSC) e já tem autoridades confirmadas, como o senador Eduardo Girão e o presidente da Fecomércio, Luiz Gastão.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo a parlamentar, a exigência gera riscos contra a liberdade das pessoas. Na última semana, manifestantes se reuniram na Câmara Municipal para pressionar a aprovação dessa audiência pública.
“Encontrei no povo de Fortaleza, o encorajamento e a força que precisava para aprovar a Audiência Pública que trata do Passaporte Sanitário! Ao meu lado estavam médicos, enfermeiros, advogados, empresários, pais e mães! […] O setor comercial da nossa cidade já se manifestou contra, porque nós não podemos ser ouvidos? Seremos ouvidos, e lutaremos até o fim, para que vacinas sejam usadas para promover saúde, e jamais se tornarem pretexto de políticos para criar burocracia, segregar pessoas e ferir liberdades”, ressaltou Priscila Costa.
A entrada em bares, restaurantes, buffets e academias, dentre outros estabelecimentos do Ceará, exige da população a apresentação do passaporte de vacinação, documento que comprova o esquema vacinal completo contra a covid-19, com as duas doses ou dose única da vacina. A obrigatoriedade do passaporte da vacina está em vigor no Estado, desde o último dia 22 de novembro.
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), também já anunciou que a população deve apresentar o passaporte da vacina ao acessar órgãos públicos. Segundo o gestor, a exigência de comprovante de vacinação contra a Covid-19 tem dado bons resultados em Fortaleza, estimulando muita gente a buscar as unidades de saúde para tomar a vacina.
A audiência pública acontecerá no auditório da Câmara a partir das 15h e será aberta ao público.
Leia também | Passaporte da vacina gera protesto de manifestantes nesta quarta (1º) em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<