Ícone do site Portal GCMAIS

Governo do Ceará amplia para 3 mil o número de vagas do concurso da Polícia Militar no Estado

Governo do Ceará amplia para 3 mil o número de vagas do concurso da Polícia Militar no Estado

Foto: Governo do Estado do Ceará / Divulgação

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira (7), uma retificação no concurso PMCE, com mil vagas adicionais, somando-se às duas mil vagas já anunciadas anteriormente pelo chefe do Executivo estadual. Ao todo, serão três mil novos policiais militares que fortalecerão o trabalho ostensivo em todo o território cearense.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O edital para o cargo de soldado da Polícia Militar do Ceará foi lançado no último dia 2 de agosto, em anúncio feito pelo governador do Ceará, Camilo Santana, com as presenças do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e do comandante geral da PMCE, coronel Márcio Oliveira.

Foram anunciadas duas mil vagas com salários de R$ 4.192,72, destinadas a candidatos com ensino médio completo. Este é o terceiro concurso para a área da Segurança Pública realizado neste ano, logo após o anúncio de concursos para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e para a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

O quantitativo de vagas foi planejado em conformidade com a Lei Estadual nº 17.432, assinada pelo governador Camilo Santana, que garante 20% das vagas em concursos públicos estaduais para a população negra.

Publicidade

O concurso da PMCE, que tem como banca organizadora a Fundação Getúlio Vargas (FGV), conta com cinco etapas, dentre as quais a prova objetiva, já realizada no último dia 7 de novembro; o exame de saúde, avaliação psicológica, teste de aptidão física e investigação social. Os candidatos aprovados nas cinco etapas passarão a integrar a carreira militar e serão alunos do Curso de Formação de Soldados.

A formação, com duração de sete meses, será realizada pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp). No período de aulas, o aluno-soldado receberá uma bolsa de custeio.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O concurso da PM-CE contará com cinco etapas:

a) 1ª Etapa: Prova Objetiva (Exame Intelectual), conhecimentos básicos e específicos, de caráter classificatório e eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
b) 2ª Etapa: Exame de Saúde, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
c) 3ª Etapa: Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
d) 4ª Etapa: Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
e) 5ª Etapa: Investigação Social, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Prova objetiva

A prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório será realizada em Fortaleza e Região Metropolitana da Capital, com previsão para o dia 7 de novembro deste ano e duração de quatro horas. Os locais de prova também serão divulgados no endereço eletrônico da Fundação Getúlio Vargas.

Em razão do período de pandemia da Covid-19, a data provável da aplicação das provas será confirmada com 30 dias de antecedência, por meio de um comunicado que deverá ser divulgado pela banca organizadora.

Ao todo, serão 80 questões, divididas em dois módulos: o primeiro de conhecimentos básicos (Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Raciocínio Lógico, Atualidades e História do Ceará); o segundo módulo trará conhecimentos específicos (Noções de Direito Constitucional, Direitos Humanos, Noções de Direito Penal Militar, Processo Penal Militar, Noções de Direito Penal, Noções de Criminologia e Segurança Pública).

Curso de Formação

Os candidatos aprovados nas cinco etapas passam a integrar a carreira militar e serão alunos do Curso de Formação de Soldados. A formação terá duração de sete meses e será realizada pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE). No período de aulas, o aluno-soldado receberá uma bolsa de custeio.

Confira o edital está disponível no endereço

Sair da versão mobile