Ícone do site Portal GCMAIS

Rendimento da poupança deve voltar a crescer

Mercado financeiro aumenta previsão de inflação para este ano

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As aplicações na caderneta de poupança deverão ter o mesmo rendimento da “poupança velha”. As mudanças devem acontecer a partir da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

Atualmente, a taxa básica de juros da economia brasileira está em 7,75% e o investimento da aplicação financeira mais popular do país representa 0,44% ao mês e de 5,43% ao ano. Com a previsão de aumento do mercado financeiro, a Selic pode ir para 9,25% ao ano. Nesse caso, a poupança poderá ter o rendimento ajustado para 0,5% ao mês ou 6,17% ao ano e passaria para o tipo de remuneração conhecida como “poupança velha”. Até abril de 2012, os depósitos feitos eram aplicados com esse valor.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Embora a poupança seja mais vantajosa, o retorno com a caderneta será menor. A economista pela Universidade Federal de Pernambuco Deborah Bizarria explica que “isso significa que a poupança passa a ser mais vantajosa para quem tem dinheiro em alguma aplicação desse tipo. O problema e a sutileza é que, na prática, a poupança ainda vai continuar sendo uma opção de investimento de pouco retorno. Isto é, o retorno da poupança, apesar de ser maior a partir da próximo aumento da taxa de juros, vai continuar perdendo para a inflação. Ou seja, o dinheiro colocado na caderneta de poupança vai se desvalorizar ao longo do tempo”.

A economista recomenda diversificar os investimentos para buscar valorizar o dinheiro. “Existem outras formas de investimento, como a renda fixa, por exemplo, que tem o risco um pouco maior, mas ainda assim baixo, em relação a ações e outros tipos de investimento e que vão ter um rendimento maior que a inflação. É bom enfatizar que essa modalidade de investimento não vai deixar ninguém rico, mas com certeza é uma opção que vai ter um retorno maior que a poupança”, explica.

Publicidade
Sair da versão mobile