Ícone do site Portal GCMAIS

Câmara aprova projeto que anula multa por atraso de guia do FGTS

Câmara aprova projeto que anula multa por atraso de guia do FGTS

Lucas Vergilio apresentou parecer favorável. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (9) o projeto de lei que anistia as infrações e anula as multas aplicadas a empresas por atraso na entrega, à Receita Federal, da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Informações à Previdência Social (GFIP). A matéria será enviada à sanção presidencial.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Os deputados aprovaram um substitutivo do Senado ao texto da Câmara, aprovado em 2018, seguindo parecer favorável do relator, deputado Lucas Vergilio (Solidariedade-GO). O projeto é de autoria do deputado Laercio Oliveira (PP-SE).

O texto que irá à sanção anula todos os débitos tributários desse tipo até a publicação da futura lei, independentemente de estarem ou não constituídos ou inscritos em dívida ativa.

A medida não implica a devolução de quantias pagas e será aplicada apenas aos casos em que não houve obrigatoriedade de recolhimentos ao FGTS. A exigência de entrega desse tipo de guia é prevista em duas normas: a Lei do FGTS e a Lei Orgânica da Seguridade Social. Nesta última está prevista a multa pela não apresentação do documento.

Publicidade

Com a aprovação do substitutivo, a anistia abrange as multas aplicadas até a data em que a futura lei for publicada. A versão aprovada inicialmente pela Câmara dos Deputados restringia a anistia e a anulação das multas ao período de 2009 a 2013.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Leia também | Petrobras cria vale gás de R$ 100 para 300 mil famílias; saiba se você terá direito

Sair da versão mobile