Ícone do site Portal GCMAIS

Sites do Ministério da Saúde e ConecteSUS sofrem ataque hacker e dados são afetados

Sites do Ministério da Saúde e ConecteSUS sofrem ataque hacker e dados são afetados

Foto: Reprodução

Na madrugada desta sexta-feira, (10), o site do Ministério da Saúde saiu do ar. Uma mensagem do grupo Lapsus Group apareceu no lugar da tela inicial informando que todos os dados internos foram copiados e excluídos, pedindo um resgate para que as informações sejam devolvidas. O ataque hacker também afeta os dados da vacinação contra Covid-19 presentes no ConecteSUS que, ao ser acessado, mostra a mesma mensagem.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sites e programas ligados à pasta também estão fora do ar. O grupo afirmou que está em posse de 50 TB de dados. Pelas redes sociais, o Ministério da Saúde não se manifestou e nem o titular da pasta, Marcelo Queiroga.

Até o momento, não há informações sobre como o ataque foi realizado e a página com o recado continua online. O problema se trata de um DNS Hijacking: um atacante ganha a capacidade de redirecionar o tráfego para uma página não autorizada.

O acesso do grupo Lapsus, formado por colombianos e um espanhol, permite o controle do DNS (sistema de nomes de domínio). Durante a madrugada de hoje (10), profissionais de Tecnologia da Informação conseguiram descobrir que o registro MX foi modificado – isso significa que qualquer email enviado para um endereço saude.gov acabaria nas mãos dos atacantes.

Publicidade

Leia também | Pagamento da 2ª parcela do Auxílio Brasil começa hoje com valor de R$ 400; veja quem recebe

Ataque hacker contra site do Ministério da Saúde

Um ataque hacker pode ser definido como a transmissão de vírus que infectam, danificam e roubam dados de computadores e bancos de dados das empresas. Com os dados em mãos, os criminosos podem exigir dinheiro para que a empresa o resgate, por exemplo. Recentemente, uma pesquisa realizada por uma empresa especializada em cibersegurança revelou que o Brasil foi o quinto país mais afetado por ataques de ransomware ao longo dos sete primeiros meses deste ano.

Com informações do TecMundo e Jovem Pan

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile