Ícone do site Portal GCMAIS

‘Vaca Magra’ é removida da entrada da B3 para evitar problemas com a PM

'Vaca Magra' é removida da entrada da B3 para evitar problemas com a PM

Foto: Twitter / Reprodução

A escultura “Vaca Magra”, instalada nesta quinta-feira, 9, em frente à B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, foi retirada após a chegada de guardas municipais no local. A obra foi criada pela artista cearense Márcia Pinheiro e faz parte da ação “Vacas Magras”, para denunciar a seca no sertão nordestino.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“O meu trabalho está relacionado a questões sociais, com um forte apelo à identidade cultural. Na prática desenvolvo um processo construtivo no qual transito entre várias linguagens. Algumas características são perceptíveis, como a abstração e o uso de materiais alternativos, além de uma estética carregada de poesia virtual”, escreveu.

Em outra postagem, Márcia Pinheiro explicou o processo de produção da escultura: “Inicialmente, as esculturas eram blocos de argila apoiados em uma estrutura metálica para sustentação até formar modelo semelhante ao animal; logo após receberam várias camadas de gesso e sisal, criando resistência. Na terceira etapa, uma camada de resina que, finalizada, teve seu formato cortado ao meio verticalmente, formando duas bandas. Pronto!”, afirmou.

A “Vaca Magra” foi colocada no mesmo local onde o polêmico “Touro de Ouro” foi instalado em 16 de novembro. Como a escultura não obteve licença urbanística da gestão municipal com antecedência, uma equipe da Subprefeitura da Sé foi até à Bolsa de Valores para retirar o objeto.

Já o “Touro de Ouro” da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) foi removido no último dia 23 de novembro, após a Prefeitura de São Paulo decidir, por meio da CPPU (Comissão de Proteção da Paisagem Urbana), autuar e remover a escultura com base na Lei Cidade Limpa.

Publicidade

A escultura viveu momentos turbulentos desde que foi instalada em frente à B3. Nos dois dias seguintes, a peça foi alvo de protestos, pintada e pichada.

A legislação prevê as seguintes sanções para esculturas ou anúncios colocados sem autorização da prefeitura: multa; cancelamento imediato da licença do anúncio indicativo ou da autorização do anúncio especial; ou remoção do anúncio.

Leia também | ‘Touro de Ouro’ da B3 é removido do centro de São Paulo por falta de licença

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile