CONSCIENTIZAÇÃO E SOLIDARIEDADE

Dia Nacional de Combate à Pobreza, nesta terça-feira (14), conscientiza sociedade sobre situação social no País

Data chama a atenção para o elevado número de pessoas que ainda estão vivendo na extrema pobreza, expostos à miséria, fome crônica e violência,

Compartilhe:
14 de dezembro de 2021
Assistente de Redação Vídeo

Pelo menos um em cada quatro brasileiros vive em situação de pobreza extrema. Os dados são do último levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta que cerca de 50 milhões vivem em condições precárias. Um cenário que se agravou em tempos de pandemia, onde milhares de pessoas perderam o emprego ou ficaram parcial ou totalmente sem renda. Para conscientizar a sociedade sobre o elevado número de pessoas que ainda estão vivendo na extrema pobreza, expostos à miséria, fome crônica e violência, o dia 14 de dezembro foi instituído como Dia Nacional de Combate à Pobreza.

Dia Nacional de Combate à Pobreza, nesta terça-feira (14), conscientiza sociedade sobre situação social no País
Para além das políticas públicas, campanhas como as de arrecadação e distribuição de alimentos se faz necessária para minimizar o problema da fome. (Foto: Davi Pinheiro)

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A data faz alusão ao dia da promulgação da Emenda Constitucional 31, que criou o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, que assegura recursos orçamentários para o financiamento de ações de transferência direta de renda e de apoio às populações mais pobres do País.

Atualmente, a principal política pública voltada a combater à pobreza no País é o Auxílio Brasil, que substituiu o Bolsa Família. Outras medidas, como Auxílio Gás, voltado para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda familiar mensal igual ou menor que meio salário mínimo por pessoa, e as famílias que tenham alguém que receba o BPC, que é o Benefício de Prestação Continuada.

Leia também | Caixa paga Auxílio Brasil para beneficiários com NIS final 3

Unidos Contra a Fome

Campanha do Grupo Cidade de Comunicação, Unidos contra a Fome é destaque em evento no Espaço Nosso Meio

Campanha envolve os apresentadores Luciana Ribeiro, Evaldo Costa e Isis Cidade. Foto: Divulgação

Além das iniciativas do poder público, mobilizações da sociedade civil também têm sido fundamentais para minimizar os efeitos da pobreza no País. No âmbito local, no estado do Ceará, uma das ações mais recentes que tem buscado auxiliar as famílias que passam por dificuldades é a campanha Unidos Contra Fome, capitaneada pelo Grupo Cidade de Comunicação (GCC). Trata-se de uma iniciativa da Fundação Patriolino Ribeiro com o apoio da Assembleia Legislativa do Ceará.

Por meio da ação, o Grupo Cidade se tornou um ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis em sua sede, no bairro Dionísio Torres. A campanha tem sido massivamente divulgada em toda a programação das sete rádios, do portal GCMAIS e da TV Cidade Fortaleza, veículos que integram o GCC.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

A campanha Unidos contra Fome mobiliza três dos apresentadores da TV Cidade: Evaldo Costa, Isis Cidade e Luciana Ribeiro, que disputam de forma saudável uma gincana, para saber quem arrecadar mais doações. Cada um deles, em seus programas e páginas de rede social, tem estimulado o público para doação. Quem vencer e gincana pode escolher uma das instituições que serão contempladas com os alimentos arrecadados.

Como doar?

As doações podem ser feitas na sede do Grupo Cidade de Comunicação (GCC), localizada na Av. Desembargador Moreira, 2565, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. Na recepção, estão colocados três tambores de arrecadação, que representam cada uma das equipes: time Evaldo Costa, time Isis Cidade e time Luciana Ribeiro. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidos aqui https://gcmais.com.br/unidoscontraafome/

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.