Ícone do site Portal GCMAIS

Fortaleza: média de acidentes cai 64,5% em vias com velocidade readequada

Fortaleza média de acidentes cai 64,5% em vias com velocidade readequada

Foto: Prefeitura de Fortaleza

A média de acidentes com mortes em Fortaleza teve queda de 64,5% em vias que tiveram a velocidade readequada entre 2018 e 2020, aponta levantamento da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). A metodologia considera os acidentes registrados antes e depois da readequação de velocidade, entre janeiro de 2015 e julho de 2021, informou a Prefeitura de Fortaleza.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O levantamento considerou as avenidas Presidente Castelo Branco, Osório de Paiva, Francisco Sá, Coronel Carvalho, Augusto dos Anjos, Frei Cirilo, Gomes de Matos e Alberto Magno. A readequação da velocidade em vias da capital cearense com intenso fluxo de veículos de 60 km/h para 50 km/h foiu uma das estratégias utilizadas para fortalecer a segurança viária, argumenta a gestão municipal.

Média de acidentes

A superintendente da AMC, Juliana Coelho, salientou o trabalho desempenhado pela gestão municipal. “A readequação de velocidade das vias é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde. Fortaleza, como várias outras cidades do Brasil e do mundo, tem adotado essa como a principal medida para reduzir a gravidade desses sinistros de trânsito. Aqueles que tinham pessoas vitimadas de forma fatal passam a ter mais danos materiais”, destacou.

A AMC desenvolve ações educativas nas vias em que há redução de velocidade. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a velocidade excessiva é a causa de uma em cada três mortes por acidentes de trânsito em todo o mundo.

Publicidade

Leia mais | Para reduzir acidentes, AMC intensifica ações educativas na Av. José Bastos

Com foco na redução de acidentes e mortes no trânsito neste fim de ano, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) está reforçando as ações educativas no trânsito da capital cearense. Nesta quinta-feira (16), o órgão organiza uma ação educativa na Avenida José Bastos, umas das mais movimentadas de Fortaleza.

De acordo com informações da Prefeitura de Fortaleza, educadores e engenheiros de trânsito vão dialogar com a população sobre os principais fatores de risco que ocasionam acidentes. Haverá ainda distribuição de plaquinhas que incentivam o respeito aos ciclistas, no cruzamento com a rua Augusto de Araújo, próximo à Lagoa da Parangaba.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile