Ícone do site Portal GCMAIS

Recém-nascida é salva por policiais após engasgar, no Interior do Ceará

Recém-nascida é salva por policiais após engasgar, no Interior do Ceará

Foto: Governo do Ceará

Policiais militares do Ceará salvaram a vida de uma bebê de um mês de idade que estava engasgada com leite materno, em Juazeiro do Norte, na noite da terça-feira (14). O fato deu início quando a mãe da recém-nascida ligou para a polícia solicitando ajuda, pois sua filha estava engasgada.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A equipe militar chegou até local informado e o pai da criança entregou aos agentes a bebê. Os policiais já receberam a pequena com o tom da pele arroxeado em razão da obstrução de suas vias aéreas.

Recém-nascida é salva

De imediato, o comandante da composição, sargento Brandão, iniciou a aplicação da técnica usada para desobstrução das vias respiratórias, conhecida como manobra de “Heimlich”. O resto da composição auxiliou no deslocamento da viatura até uma unidade hospitalar mais próxima.

De acordo com a Polícia Militar, ainda no percurso até o hospital, a bebê expeliu um líquido e deu um primeiro choro, indicando que suas vias respiratórias haviam sido liberadas. A criança foi apresentada na unidade médica, onde ficou em observação e passa bem.

Publicidade

Leia mais | Engasgo: confira orientações de como proceder

A Manobra de Heimlich é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. Essa manobra foi descrita pela primeira vez pelo médico estadunidense Henry Heimlich em 1974 e induz uma tosse artificial, que deve expelir o objeto da traqueia da vítima. Resumidamente, uma pessoa fazendo a manobra usa as mãos para fazer pressão sobre final do diafragma. Isso comprimirá os pulmões e fará pressão sobre qualquer objeto estranho na traqueia.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile