O salário mínimo deve aumentar de R$1.100 para R$1.210,44 em 2022. O valor foi baseado somente na projeção mais recente do Governo Federal para a inflação acumulada em 2021. O Governo Federal deve, com base na Constituição, manter o poder de compra do salário, corrigindo-o pela inflação.
A base para a projeção do novo salário mínimo é o índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que deve terminar este ano em 10,4%, segundo a última projeção do Ministério da Economia divulgada no mês passado. O valor começa a vigorar no início de 2022, logo depois do Governo Federal estabelecer o valor através de medida provisória. Pode ser que esta projeção mude até o período, se o INPC ficar diferente do esperado.
Salário mínimo em 2022
Caso venha a se confirmar este reajuste de 10,04%, este será o mais alto desde 2016.
Confira a porcentagem e o valor dos últimos reajustes:
- 2021: 5,22% (R$ 1.100) - 2020: 4,7% (R$ 1.045) - 2019: 4,61% (R$ 998) - 2018: 1,81% (R$ 954) - 2017: 6,48% (R$ 937) - 2016: 11,6% (R$ 880)
Neste ano, o Governo Federal reajustou o salário mínimo abaixo da inflação, desobedecendo a determinação da Constituição. O INPC acumulado no ano anterior foi de 5,45%.




