O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recebeu, na sexta-feira (17), um pedido de tombamento da Base Aérea de Fortaleza, que fica localizado no bairro Aerolândia. O objetivo do tombamento é evitar destruição ou mutilação do equipamento militar, mantendo-o preservado para as futuras gerações.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
De acordo com o superintendente do Iphan no Ceará, Cândido Henrique, ele irá encaminhar solicitação de tombamento ao Departamento de Patrimônio Material do órgão federal nesta segunda-feira (20).
História
A Base Aérea de Fortaleza fez parte do esforço bélico desenvolvido pela Força Aérea Brasileira (FAB) na 2ª Guerra Mundial e foi instalada em 1943 no Ceará.
Leia também: Vale Gás: deputados aprovam crédito de R$ 300 milhões para pagar benefício ainda neste ano
O projeto de arquitetura do equipamento é assinado por Emílio Hinko, autor de outras obras da cidade, tais como a sede do clube Náutico Atlético Cearense, a Igreja das Irmãs Missionárias e o Hospital de Messejana.
A Base Aérea de Fortaleza, nos últimos anos, dá apoio necessário às Unidades Aéreas e Unidades de Aeronáutica que nela operam, permanente ou temporariamente, ou que nela estejam sediadas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<