SAÚDE

Pressão alta pode afetar crianças e adolescentes, alerta entidade de saúde

A principal causa de hipertensão em crianças e adolescentes é a obesidade

Compartilhe:
20 de dezembro de 2021
Roberta Fontelles

Documento do Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial 2020 aponta que a prevalência de Pressão Arterial Elevada (PAE) e de Hipertensão Arterial (HA) em crianças e adolescentes vem aumentando nos últimos anos. A principal causa de hipertensão em crianças e adolescentes é a obesidade.

Pressão alta pode afetar crianças e adolescentes, alerta entidade de saúde
Foto: Pexels

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Na idade pediátrica, a prevalência atual de Hipertensão Arterial é de 3% a 5%, enquanto a de Pressão Arterial Elevada é estimada entre 10-15%. Já na faixa etária de 7 a 12 anos, as prevalências de PAE e HA são de 4,7% e 1,9% respectivamente, ambas ocorrendo mais entre os obesos.

Leia mais | Dia Mundial do Coração: bons hábitos de saúde podem evitar doenças cardiovasculares

Pressão alta

As doenças cardiovasculares são as que mais causam mortes no Brasil e no mundo. O alerta é da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Os cuidados com a saúde do coração são lembrados ao longo do mês pela campanha Setembro Vermelho, criada para conscientizar a população sobre os sintomas, tratamentos e, principalmente, as formas de prevenção.

Entre as doenças cardiovasculares que exigem maior atenção estão a doença isquêmica do coração, a insuficiência cardíaca e o acidente vascular cerebral (AVC).

Somente neste ano, as complicações cardíacas já provocaram 299 mil mortes no Brasil, de acordo com o cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

A SBC mostra ainda que, no Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular e pelo menos 400 mil morrem anualmente em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares responderam por 32% de todas as mortes globais ocorridas em 2019, totalizando 17,9 milhões de pessoas, sendo 85% delas de infarto ou derrame.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.