ACESSIBILIDADE

Tramita na Câmara projeto que obriga restaurantes a ter cardápios em braile e com audiodescrição

A medida já foi aprovada no Senado

Compartilhe:
22 de dezembro de 2021
Roberta Fontelles

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1550/19 que obriga bares, lanchonetes e restaurantes com 90 lugares ou mais a oferecerem cardápios em braile. A medida já foi aprovada no Senado.

Tramita na Câmara projeto que obriga restaurantes a ter cardápios em braile e com audiodescrição
Foto: Agência Senado

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O texto também obriga a inclusão de códigos de barra ou QR codes para permitir a conversão do cardápio em áudio via celular. Apenas os restaurantes self-service estão excluídos dessas exigências.

Projeto de acesso ao braile

A proposta em análise na Câmara altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência. O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia mais | Noiva usa vestido em braile e emociona esposo deficiente visual

A noiva norte-americana Kelly Anne Ferraro preparou uma surpresa mais que especial para sua cerimônia de casamento: preparou um vestido com vários tipos de tecido e desenhos em relevo para o noivo, Anthony, que é cego, pudesse sentir, através do sistema em braile.

Para personalizar o vestido, a noiva procurou uma loja de roupas sustentáveis, feita com materiais reciclados em Jersey Shore, cidade no estado da Pensilvânia. Depois de confeccionado, o vestido contou com veludo, flores em relevo e diferentes tipos de pano.

A surpresa foi revelada quando a noiva encontrou o noivo no altar e revelou a surpresa, ao falar no ouvido de Anthony: “toque o vestido”. O noivo, por sua vez, se emocionou ao sentir a roupa da noiva. “Era como se eu pudesse vê-la”, disse Anthony, em entrevista a uma TV americana.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.