Ícone do site Portal GCMAIS

Bebida funcional feita com água de coco e chá de hibisco é criada por pesquisadoras da UFC

Bebida funcional feita com água de coco e chá de hibisco é criada por pesquisadoras da UFC

Diversas pesquisas relatam benefícios associados ao consumo de produtos derivados do hibisco (Foto: Natalia Osipova/Pixabay)

Prática, refrescante, saborosa, visualmente atrativa e que, além disso, contém substâncias que proporcionam uma série de benefícios à saúde. São algumas das características de bebida desenvolvida no Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<< 

Pesquisadoras usaram água de coco e chá de hibisco, reconhecidos por suas propriedades nutritivas e antioxidantes, para criar uma bebida funcional. A criação é intitulada “Bebida funcional de água de coco e chá de hibisco (Hibiscus sabdariffa L.)” e resultou na 21ª carta patente para a UFC, concedida no último dia 30 de novembro pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A ideia foi da Profª Lucicléia Barros Vasconcelos Torres, da UFC, e as pesquisadoras Jorgiane da Silva Severino Lima e Mazé Carvalho de Castro, vindas do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFC.

Benefícios

Os resultados apontam que a bebida oferece cerca de 53% das necessidades diárias (100 miligramas) de vitamina C. Segundo os pesquisadores, outros estudos têm demonstrado que os compostos fenólicos, entre eles os flavonoides, extraídos do vinho tinto, do suco de uva e dos chás, podem agir na prevenção de algumas doenças, como, por exemplo, a aterosclerose. Por isso, eles preveem que a bebida mista de chá de hibisco e água de coco também pode apresentar esse potencial, já que possui expressiva quantidade de polifenóis.

Publicidade

“A bebida desenvolvida pode fornecer ao consumidor a possibilidade da ingestão de uma boa quantidade de antioxidantes e consequentemente de compostos bioativos. Sabe-se que os compostos fenólicos apresentam boa atividade antioxidante, sendo capazes de sequestrar os radicais livres para formar compostos mais estáveis”, pontua Lucicléia.

Leia mais |  Ceará apresenta condições favoráveis para ocorrências de chuvas intensas, neste domingo (26) e segunda-feira (27)

Até o momento, ainda não há previsão de produção comercial da bebida.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile