SÍNDROME GRIPAL

Surto de gripe em Fortaleza: atendimentos nas UPAs sobem mais de 10 vezes em dezembro

Entre 2 de 27 de dezembro, as UPAs de Fortaleza registraram 1.359 casos de gripe.

Compartilhe:
29 de dezembro de 2021
Assistente de Redação vídeo

Em live realizada nesta terça-feira (28), o prefeito de Fortaleza, José Sarto, apresentou dados sobre aumento de atendimentos por gripe nas unidades de saúde da Capital e chamou atenção da população para a importância dos cuidados preventivos. Na ocasião, Sarto informou que foram registrados sete vezes mais casos de síndrome gripal no intervalo de 25 dias, entre 2 e 27 de dezembro, nos postos de saúde. Nesse mesmo intervalo, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) administradas pela Prefeitura de Fortaleza, o registro aumentou em 10 vezes, saindo de 122 casos de síndrome gripal atendidos no início do mês para 1.359 no início desta semana.

Surto de gripe em Fortaleza: atendimentos nas UPAs sobem mais de 10 vezes em dezembro
As UPAs são unidades que atendem 24h por dia. Foto: Érika Fonseca

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Os dados sobre o surto de gripe foram apresentados pelo prefeito ao lado da secretária adjunta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Aline Gouveia. “Nós temos, hoje, 16 solicitações de internação por síndrome gripal. 12 para enfermaria e quatro para UTI, quando a gente já chegou, no mês de dezembro, a registrar nenhum pedido, e por isso estamos chamando atenção da população”, destacou, que mostrou preocupação com as celebrações de fim de ano, que podem gerar possíveis aglomerações e descuidos com as medidas sanitárias.

Leia também | Fortaleza registra surto de gripe e superlotação em UPAs

“Falo como médico e como prefeito, todos nós temos a responsabilidade de seguir as recomendações das autoridades sanitárias. O uso de máscara permanece obrigatório em locais fechados e abertos. Os cuidados de higienizar as mãos, manter o distanciamento e evitar aglomerações também continuam sendo necessários”, enfatizou.

Leia também | Saiba como se prevenir da gripe

O prefeito de Fortaleza informou ainda que as unidades de saúde receberam reforço no número de profissionais para evitar desequilíbrio entre a demanda e a capacidade de atendimento, informou Sarto.

Números da gripe em Fortaleza

Para se ter uma ideia do crescimento de novos casos de gripe, no dia 2 dezembro deste ano os postos de saúde de Fortaleza registraram 381 pacientes diagnosticados com síndrome gripal. Em 10 dias, esse número saltou para 771 casos no dia 12 de dezembro.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Não parou por aí. Os dados continuaram apresentando crescimento, atingindo 1.444 casos no último dia 20, até chegar a 2.191 casos na última segunda-feira (27).

Leia também | Sesa emite alerta sobre síndrome gripal; conheça os sintomas e as orientações para se prevenir

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.