PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ceará: saiba como imprimir o boleto para pagamento do IPVA 2022

Quem pagar no prazo pode aproveitar os descontos de 10%, em cota única até o dia 31 de janeiro de 2022

Compartilhe
Ceará: saiba como imprimir o boleto para pagamento do IPVA 2022
Foto: GCMais

Os proprietários de veículos emplacados no Ceará já podem emitir os boletos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 pelo site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). Clique AQUI para emitir boleto

Boletos do IPVA 2022

Clique AQUI para ver a tabela completa do IPVA 2022 no Ceará

Leia também: Dia das Crianças, Black Friday e Natal concentram 33% das operações de crédito no Nordeste

Quem pagar no prazo pode aproveitar os descontos de 10%, em cota única até o dia 31 de janeiro de 2022. Já os contribuintes que optarem pelo parcelamento em até cinco vezes terão abatimento de 5%.

PUBLICIDADE

Pelo site da Sefaz, o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) será gerado mediante a informação do chassi do veículo, ou do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa, informa o Governo do Ceará.

O pagamento pode ser feito nos bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Santander, Itaú e nas casas lotéricas. Há também a opção de quitar o imposto com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

PUBLICIDADE

Quem preferir dividir o pagamento do imposto quitará as parcelas nos dias 10 de fevereiro, 10 de março, 11 de abril, 10 de maio e 10 de junho. O valor mínimo do imposto a ser parcelado é de R$ 100,00.

PUBLICIDADE

Como é feito o cálculo?

Para realizar o cálculo do IPVA 2022, a Sefaz toma como base o levantamento anual feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que monitora os preços médios de mercado dos veículos.

PUBLICIDADE

As alíquotas permanecem as mesmas dos anos anteriores, variando de 0,5% a 3,5% sobre o valor venal, dependendo do tipo de veículo. A maior parte da frota tem alíquota de 3%. É o caso dos automóveis e caminhonetes entre 100 e 180 cavalos de potência. Ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoras pagam 1%.

PUBLICIDADE

Em reconhecimento aos bons motoristas, o Governo do Ceará concede alíquota reduzida de 1% para motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas que não tiverem cometido infração de trânsito em 2021. A alíquota aplicada normalmente para esses veículos é de 2%.

PUBLICIDADE
Leia também
Dia das Crianças, Black Friday e Natal concentram 33% das operações de crédito no Nordeste
Economia
Dia das Crianças, Black Friday e Natal concentram 33% das operações de crédito no Nordeste
06 de out. de 2026 - 18:51
Empresas do Ceará podem concorrer a prêmio de vendas, marketing e negócios; veja como participar
MERCADO
Empresas do Ceará podem concorrer a prêmio de vendas, marketing e negócios; veja como participar
06 de out. de 2026 - 15:26
Limpezinha ganha quatro novos veículos e pode dobrar atendimentos em Fortaleza
SERVIÇO
Limpezinha ganha quatro novos veículos e pode dobrar atendimentos em Fortaleza
06 de out. de 2026 - 14:42