Camilo Santana nomeia novos secretários de governo nesta quarta-feira (5); veja quem assume | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
MUDANÇAS DE COMANDO
Camilo Santana nomeia novos secretários de governo nesta quarta-feira (5); veja quem assume
Anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, na manhã desta quarta-feira (5), por meio das redes sociais
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 5 de janeiro de 2022
Camilo Santana nomeia novos secretários de governo nesta quarta-feira (5); veja quem assume
Foto: Instagram/Camilo Santana

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), fará, nesta quarta-feira (5), a nomeação de 4 novos secretários estaduais, em substituição aos que deixaram os cargos na última semana. O anúncio foi feito na manhã de hoje, em postagem nas redes sociais. Em dezembro de 2021, o gestor exonerou aqueles que pretendem concorrer a cargos eletivos no pleito de 2022: Mauro Filho, Inácio Arruda, De Assis Diniz e Zezinho Albuquerque.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), assume Ronaldo Borges, que estava como secretário Executivo da pasta. Na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Carlos Décimo de Souza, que estava como secretário Executivo, assume o lugar antes ocupado por Inácio Arruda. Na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), assume Ana Tereza Barbosa de Carvalho, que ocupava a presidência do Instituto Agropolos, e na Secretaria das Cidades assume Marcos Cals, que era secretário Executivo da pasta.

Perfil dos novos secretários do governo do Ceará

Ronaldo Borges – secretário de Planejamento e Gestão (Seplag)

É graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui mestrado em Irrigação e Drenagem pela UFC, cursa especialização em Gestão Pública na Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialização em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities) na Universidade de São Paulo (USP).

Atuou na política profissional como conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), foi diretor do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará (Senge-CE), consultor do Sebrae na área de Gestão da Qualidade e Arranjos Produtivos Locais e perito do juízo na 5ª Vara da Justiça Federal, onde atuou em processos de desapropriação de imóveis rurais. Também trabalhou na elaboração e acompanhamento de projetos técnicos, econômicos e financeiros com o Banco do Nordeste, foi assessor técnico e de planejamento na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), secretário executivo e coordenador administrativo-financeiro na Secretaria das Cidades e secretário executivo na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Está no serviço público desde 2012, quando ingressou na carreira de fiscal agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). Atualmente, estava como secretário executivo do Planejamento.

Carlos Décimo de Souza – secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece)

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (1993). Participou dos cursos de Extensão “Excelência nos Serviços Públicos – Versão Brasileira da G.Q.T”, pela Universidade Estadual do Ceará (1994); “Impactos Ambientais Sobre a Ictiofauna e a Pesca nos Empreendimentos Hidroelétricos” (1988) e “Extensão Pesqueira” (1984), ambos pelo Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Ceará.

Foi Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados (2014-2018), Assessor Técnico do Senado Federal (2007 a 2014) e Chefe de Gabinete na Câmara dos Deputados (1995 a 2006).

Ana Tereza Barbosa de Carvalho – secretária do Desenvolvimento Agrário (SDA)

É ex-prefeita de Jaguaruana e, atualmente, estava como presidente do Instituto Agropolos. Fundado em 2002 como uma organização social sem fins lucrativos, o Instituto foi criado para fortalecer as cadeias produtivas, tanto da Agricultura Familiar quanto do Agronegócio.

Marcos Cals – secretário das Cidades

Graduado em Sociologia, com MBA em Gestão Pública e Logística. Entrou muito jovem na política, influenciado pelo pai, o ex-governador do Ceará, César Cals. Aos 22 anos conquistou a primeira vitória nas urnas, sendo eleito o mais novo deputado estadual da história do País. Exerceu seis mandatos na Assembleia Legislativa do Ceará. Ocupou por duas vezes o cargo de primeiro-secretário da Assembleia, e posteriormente, foi eleito Presidente da Casa Legislativa por duas vezes. Foi secretário da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará e superintendente do INCRA no Ceará.

Leia também | Prefeito Sarto anuncia saída de secretários que devem concorrer as eleições 2022

De olho nas eleições

Os ex-secretários deixaram seus cargos públicos, pois a Legislação Eleitoral exige que, para que possam ser candidatos, devem sair de suas funções seis meses antes da data da eleição. Os gestores, portanto, poderiam ficar até abril deste ano.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário