BRASIL

Comissão aprova gratificação natalina para benefícios pagos a idosos e pessoas com deficiência

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania

Compartilhe:
5 de janeiro de 2022
Portal GCMAIS

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que garante o pagamento de gratificação natalina para quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Renda Mensal Vitalícia (RMV). Os dois benefícios são concedidos a idosos ou pessoas com deficiência.

Comissão aprova gratificação natalina para benefícios pagos a idosos e pessoas com deficiência
Foto: Marcelo Camargo / AB

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A Renda Mensal Vitalícia foi instituída pela Lei 6179/74 e consiste em um benefício no valor de meio salário mínimo, concedido a pessoas idosas e com deficiência. Após a Constituição de 1988, foi substituído pelo BPC para os novos requerimentos e garante um salário mínimo aos idosos ou pessoas com deficiência.

O relator avalia que o pagamento de abono anual pode injetar recursos para fomentar a economia, estimular o mercado, diminuir as desigualdades e suavizar os impactos econômicos decorrentes da pandemia causada pelo coronavírus.

“Assim como os aposentados têm direito a uma remuneração adicional para gastos com as festividades do Natal e do Ano Novo, não seria justo negar o mesmo direito aos titulares do BPC e da RMV. Trata-se de medida com inegável alcance social e que gera impacto no combate à miséria e à exclusão social, uma vez que os titulares dos benefícios assistenciais são os que mais necessitam de proteção”, defendeu.

A proposta que garante a gratificação natalina tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Leia também | Pagamento do rateio do Fundeb aos profissionais da educação será no dia 15 de janeiro, anuncia Camilo Santana

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.