EQUIPAMENTOS DA CIDADANIA

Vapt Vupts, Casas do Cidadão e Caminhão do Cidadão realizam mais de 2 milhões de atendimentos no Ceará em 2021

As unidades atenderam uma média mensal de 185,2 mil pessoas, entre janeiro e dezembro do ano passado

Compartilhe:
6 de janeiro de 2022
Portal GCMAIS

Mais de 2,2 milhões de atendimentos foram realizados em todo o Ceará, durante o ano de 2021, pelos equipamentos de cidadania da Secretaria da Proteção Social do estado (Vapt Vupts, Casas do Cidadão e Caminhão do Cidadão). Responsáveis por serviços de emissão da documentação básica, as unidades atenderam uma média mensal de 185,2 mil pessoas, entre janeiro e dezembro.

Vapt Vupts, Casas do Cidadão e Caminhão do Cidadão realizam mais de 2 milhões de atendimentos no Ceará em 2021
Foto: Nívia Uchoa e Tiago Stille - Ascom Casa Civil

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Nos Vapt Vupts foram realizados um total de 1.894.974 atendimentos entre janeiro e dezembro de 2021, uma média de 157.914,5 pessoas atendidas mensalmente nos equipamentos de Messejana, Antônio Bezerra, Sobral e Juazeiro do Norte.

“O ano de 2021 foi muito desafiador para o atendimento ao cidadão. Passamos por todas as adequações necessárias ao enfrentamento ao coronavírus e, sempre de olho na saúde e no bem-estar do cidadão, implantamos melhorias que já se consolidaram nas unidades, como a marcação do atendimento. Este ano queremos seguir atendendo em segurança e garantindo a cidadania de todas e todos”, pontua a titular da SPS, Socorro França.

As Casas do Cidadão contabilizaram um total de 286.408 atendimentos de janeiro a dezembro do ano passado. Na unidade do Shopping Benfica, foram 168.770 atendimentos e na Casa da Assembleia Legislativa, 117.638.

No mesmo período, o Caminhão do Cidadão percorreu 370 comunidades, em Fortaleza e no interior, contabilizando 41,2 mil atendimentos. No total, foram realizadas 274 visitas a bairros e distritos da Capital, e 96 a municípios do interior cearense, levando serviços de identificação civil para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Vapt Vupts

São centrais de serviços que concentram, em único local, atendimentos de órgãos como Cagece, Detran, Pefoce, Sine/IDT, TRE e Defensoria Pública. Além disso, os cidadãos têm acesso à consulta ao SPC (CDL); inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), que permite a inclusão no programa federal Bolsa Família; emissão de carteira de estudante; solicitação de seguro-desemprego, entre outros.

As emissões do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) são emitidas pelo site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).

Casa do Cidadão

As Casas do Cidadão funcionam na Assembleia Legislativa e no Shopping Benfica e fazem emissão da documentação básica (RG e CPF). Cada unidade pode ofertar serviços adicionais. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 17h. Na unidade da Assembleia Legislativa, há a emissão de folha-corrida. Já no Shopping Benfica, é ofertado também a emissão de CTPS, solicitação de seguro-desemprego e encaminhamento para vagas de emprego.

Leia também | Inscrições para o Simples Nacional se encerram em 31 de janeiro

Caminhão do Cidadão

Serviço itinerante, que percorre comunidades de Fortaleza e do interior levando emissão de documentação básica à população. Entre os serviços oferecidos estão emissão de documentos de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).

A solicitação pode ser feita pelo telefone (85) 98616-7381 e pelo email [email protected].

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.