O governador Camilo Santana anunciou nesta sexta-feira (7) a ampliação de mais 57 vagas imediatas no concurso público da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado. Com isso, o número de vagas ofertadas passou de 170 para 227, que serão convocados após conclusão do certame.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O anúncio relacionado ao concurso da Pefoce foi feito no dia em que a Perícia Forense completou 14 anos. “Autorizei agora o aumento do número de profissionais da Perícia Forense que serão chamados desse último concurso. Serão chamados 227 para os cargos de perito e auxiliares, em vez dos 170 previstos anteriormente. Com isso, desde o nosso primeiro governo, são 350 profissionais para fortalecer, sobretudo essa área de investigação e inteligência, mais que dobrando o total de profissionais da Pefoce”, informou o governador.
Leia também | Camilo anuncia sete concursos para o Ceará em 2022
O secretário de Segurança do Estado, Sandro Caron, destacou que a a ampliação do número de vagas no concurso resultará em melhores serviços para os cearenses. “Representará um aumento de 60% do efetivo atual do órgão. Teremos um ganho muito grande em matéria de perícia e, consequentemente, na investigação criminal, e também um ganho em serviços prestados ao cidadão, como, por exemplo, a emissão de carteiras de identidade”, pontuou.
Leia também | Inscrições para concurso da Guarda Municipal de Sobral estão abertas; salário inicial é de R$ 2.200
Para o perito geral do Ceará, Júlio Torres, a ação valoriza o trabalho desenvolvido pela Pefoce. “Estamos extremamente felizes nesta data emblemática. A Pefoce vem tendo grandes avanços tecnológicos. Hoje temos uma das Pericias mais equipadas do Brasil, graças ao governador Camilo Santana, que vem fazendo nomeações. Ele fez nomeação do concurso anterior, e vem fazendo nomeações desse novo concurso. É um investimento importante do Governo do Estado em polícia científica, para que a gente aumente os índices de resolutividade em que a Polícia Forense pode contribuir”, afirmou.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O secretário frisou também que a ampliação se soma aos investimentos do Governo do Ceará para reforçar a Segurança Pública. “Sempre falamos nos investimentos em equipamentos, tecnologias e armamentos, mas sempre investimento, também, no que há de mais importante: investimento nos homens e mulheres da Segurança Pública. Temos na Polícia Militar um concurso em andamento, que entrarão mais 3 mil soldados para o Estado. Temos um concurso em andamento para a Polícia Civil, de 500 novos integrantes, somando agora a 227 novos integrantes para a Perícia Forense. As perspectivas para o ano são ótimas, de mantermos essa queda nos índices de criminalidade, e teremos, até o fim deste ano, um importante reforço de aproximadamente 4 mil novos integrantes para a Segurança Pública do Estado”, destacou.
Concurso Pefoce
O concurso público para ingresso na Perícia Forense do Ceará (Pefoce) foi anunciado em 2020. Inicialmente, o edital do certame informava a abertura de 170 vagas imediatas, com o acréscimo de 340 para o Cadastro de Reserva (CR).