Covid-19: saiba qual teste fazer em suspeita da doença | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
SAÚDE
Covid-19: saiba qual teste fazer em suspeita da doença
Antígeno ou PCR são os indicados
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 7 de janeiro de 2022
Covid-19: saiba qual teste fazer em suspeita da doença
Foto: Agência Brasil

Diante do aumento no número de casos de covid-19 no Brasil, qual a recomendação de testes para identificar a doença? Antígeno ou PCR são os indicados.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Covid-19: saiba as diferenças de testes para detectar a doença

O RT-PCR é considerado de alto grau de confiança, mas resultado costuma demorar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como o “padrão ouro”. Ele traz os resultados mais confiáveis e define se um indivíduo está com Covid-19 ou não.

O exame é feito a partir do swab nasal e oral. A orientação é que a coleta aconteça entre o terceiro e o sétimo dia após o início dos sintomas. Porém, em alguns casos, os médicos podem indicar a realização já no primeiro ou até o décimo dia de sintomas.

Nos testes de antígenos, os resultados são “menos certeiros”. Conhecido como teste rápido, 0o método é considerado “menos sensível” pelas agências de saúde e pelos especialistas. Os resultados são menos confiáveis quando comparados ao RT-PCR.

A taxa de falsos negativos é um pouco mais alta nos testes de antígeno. Entre as suas vantagens, é possível destacar o preço mais baixo e a rapidez no resultado — em média de 15 a 30 minutos.

O exame também é feito a partir do swab nasal e oral, que coleta o material no fundo da boca e do nariz. Diferentemente do RT-PCR, que avalia a presença do material genético, o antígeno busca a proteína N.

Existem duas indicações para a realização de um exame para diagnosticar ou descartar a Covid-19.

A primeira delas é quando você está com um ou mais dos sintomas típicos da doença. A segunda é quando você teve contato próximo com alguém que está com suspeita ou já recebeu o diagnóstico de Covid-19.

Leia mais | Covid-19: confira onde fazer teste gratuito em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário