O Ceará recebeu mais um lote de vacinas contra a Covid-19, nessa sexta-feira, 07. São 317.070 doses da Pfizer/BioNTech que já devem ser distribuídas, proporcionalmente, aos 184 municípios cearenses. Esse lote será utilizado para aplicação da dose de reforço, como anunciou o governador Camilo Santana nas redes sociais.
Leia também | Decreto do Governo não atinge futebol e Campeonato Cearense vai começar com torcida nos estádios
Essas vacinas foram entregues ao Ceará por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Nas redes sociais, o governador falou que a vacinação é importante e que “Pessoas imunizadas estão mais protegidas e, mesmo se pegarem a doença, correm menos risco de agravamento e internação”, disse o chefe do executivo estadual.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), mais de 15 milhões de doses foram aplicadas no estado, entre D1, D2, dose única e reforço, todas para pessoas acima de 12 anos de idade.
Esta semana, o Ceará deu a autorização para que crianças entre cinco e 11 anos, sem a necessidade de prescrição médica, sejam vacinadas. Mesmo assim, o início dessa aplicação ainda não está definido, visto que a SESA espera a chegada dos imunizantes para crianças, que é aplicada em dose menor daquela aplicada em adultos.
A vacinação de crianças foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro. Na quinta-feira (06), o Ministério da Saúde anunciou que não deve exigir prescrição médica para vacinar crianças. A imunização pode começar ainda no mês de janeiro, já que o Ministério afirmou que 3,7 milhões de doses devem chegar na próxima semana ao Brasil.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<