Novos carros a partir de 2022 deverão reduzir emissão de poluentes | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
MEIO AMBIENTE
Novos carros a partir de 2022 deverão reduzir emissão de poluentes
A mudança faz parte do ProconVe, o Programa de Controle de Emissões Veiculares
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 8 de janeiro de 2022
Novos carros a partir de 2022 deverão reduzir emissão de poluentes
Foto: Pexels

Os novos carros comercializados em 2022 devem poluir menos que os vendidos até 2021. Isso porque entrou em vigor, no dia 1º de janeiro, a nova fase do programa de redução de emissão de poluentes pelos automóveis. A mudança faz parte do ProconVe, o Programa de Controle de Emissões Veiculares, administrado pelo Conama, Conselho Nacional do Meio Ambiente.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

A última vez que as fabricantes de automóveis foram obrigados a reduzir as emissões de carbono dos motores foi em 2012 para os veículos pesados; e a partir de 2013 para os carros leves.

As mudanças são acordadas com anos de antecedência e seguem um padrão internacional de redução de emissões de gases do efeito estufa, segundo o IBAMA. O Proconve, ao longo dos 36 anos de existência, já reduziu em 98% a emissão de monóxido de carbono dos automóveis, um dos gases do efeito estufa.

Mesmo com a mudança, cerca de 20 mil veículos devem ser comercializados neste ano com a tecnologia da fase anterior do programa de redução de emissões. O motivo é a falta no mercado de semicondutores usados na fabricação dos carros, que impediu a finalização de parte da frota prevista para 2021. De acordo com o diretor técnico da Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Henry Joseph Jr., os veículos não comercializados na fase anterior já estavam previstos.

Segundo o relatório Situação Global do Transporte e Mudança Climática de 2018, elaborado por mais de 40 organizações internacionais ligadas ao tema, os veículos automotores são responsáveis por 14% da emissão de gases do efeito estufa, que é a principal causa do aquecimento global e das mudanças climáticas provocadas no planeta.

Leia também | Governo envia avisos de multa a 40 mil motoristas; infrações podem ser pagas com desconto


Deixe seu comentário