O Ceará será contemplado, no primeiro momento, com 3.800 doses da vacina da Pfizer.
Vacinação para crianças de 5 a 11 anos no Ceará deve começar até a próxima segunda-feira (17)
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (10), o titular da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), Marcos Gadelha, anunciou que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 deve começar na próxima segunda-feira (17). A confirmação, no entanto, depende da chegada dos imunizantes que serão disponibilizadas pelo Ministério de Saúde.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Conforme o secretário, a expectativa é de que o primeiro lote com imunizantes para vacinação de crianças chegue no País no próximo sábado (15) e, com isso, estima-se que em até 48 horas o carregamento com os imunizantes desembarque em solo cearense .
O Ceará será contemplado, no primeiro momento, com 3.800 doses da vacina da Pfizer, segundo autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Leia também | Camilo anuncia abertos de novos leitos de UTI e enfermaria para tratar a covid-19
O titular da Sesa chamou a atenção ainda para que pais ou responsáveis realizem um acompanhamento da criança para possíveis reações adversas após a aplicação da vacina contra a covid-19. “A possibilidade de reações adversas graves é mínima. É muito raro. A maioria das vezes as reações adversas são muito leves, uma febre, uma dor de cabeça”, afirmou Gadelha.
Nota técnica sobre a vacinação de crianças
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou nesta segunda-feira (10) uma nota técnica sobre a vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. O documento foi publicado menos de uma semana após a Sesa aprovar a aplicação dos imunizantes para essa faixa etária sem prescrição médica. Agora, o Governo do Ceará aguarda o Ministério da Saúde enviar as doses para dar início à vacinação neste público.
Para que as crianças tenham acesso à vacina é necessário ter cadastro na plataforma Saúde Digital e, no ato da vacinação, estar acompanhado de pai ou responsável munido de documentação de identificação oficial. Já a distribuição das doses seguirá as faixas etárias por ordem decrescente.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A decisão de não solicitar prescrição médica para aplicação da vacina, tomada na última terça-feira (4) pela Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB/CE), colegiado permanente de gestores da Saúde do Estado e dos 184 municípios cearenses, levou em consideração a validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a estratégia, ainda em dezembro de 2021.

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Confirmação de três casos de sarampo no Brasil reacende alerta sobre importância da vacinação

Compras de última hora levam consumidores em busca de produtos típicos da Semana Santa

Após assaltar funcionários, criminosos tentam roubar caminhão com carga de R$ 250 mil
