CONTROLE DA PANDEMIA

Província canadense planeja cobrar imposto adicional para quem não tomar a vacina contra a Covid-19

O primeiro-ministro canadense afirmou que o valor não seria inferior a 100 dólares canadenses

Compartilhe:
12 de janeiro de 2022
Assistente de Redação Vídeo

A província de Quebec, a segunda mais populosa do Canadá, está planejando cobrar um imposto adicional dos adultos que se recusarem a tomar vacina contra a covid-19. A medida ganhou força nesta terça-feira (11), após entrevista do primeiro-ministro canadense, François Legault, que afirmou que a proposta já está sendo debatida. Os detalhes sobre como a “contribuição de saúde” seria colocada em prática ainda sendo definidos, mas já se sabe que ela não se aplicaria àqueles que não podem ser vacinados por razões médicas.

Província canadense planeja cobrar imposto adicional para quem não tomar a vacina contra a Covid-19
A medida prestes a ser colocada em prática no Canadá já está no centro das discussões sobre direitos individuais e responsabilidade social ao redor do mundo. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

No entendimento do governo do Canandá, pessoas não vacinadas contra a covid-19 prejudicam as demais, e o Ministério das Finanças da província está determinando quantia “significativa” que os moradores  que não receberem a vacina seriam obrigados a pagar o imposto. O primeiro-ministro canadense afirmou que o valor não seria inferior a 100 dólares canadenses (em torno de US$ 79,5).

Imposto para quem não tomar a vacina ao redor do mundo

A medida prestes a ser colocada em prática no Canadá já está no centro das discussões sobre direitos individuais e responsabilidade social ao redor do mundo. Outros países já têm estabelecido restrições de movimento aos não vacinados. Contudo, um imposto abrangente sobre todos os adultos nessa condição é considerado por muitos como uma iniciativa rara e controversa.

Leia também | Secretária de Saúde já fala em terceira onda de Covid-19 em Fortaleza

No Canadá, o debate sobre o imposto sobre não vacinados chega num momento em que províncias de todo País estão enfrentando um aumento exponencial de casos de covid-19, sobretudo a partir da variante Ômicron, altamente transmissível. Um cenário que tem forçado dezenas de milhares de pessoas ao isolamento e sobrecarregado o sistema de saúde.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.