No Ceará, mais de 80 municípios registraram chuva das 7h de sábado (15) às 7h deste domingo (16), segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Até o período da manhã, 82 cidades receberam precipitações.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Cidades cearenses foram afetadas com fortes chuvas que causaram transtornos, como ruas e casas alagadas. Em Hidrolândia, na Região da Ibiapaba, distante 311km de Fortaleza, foi registrado o maior volume, com 112 milímetros.
A população relatou que a intensidade da água criou forte correnteza nas ruas que levou a água para dentro das casas. Além de Hidrolândia, as chuvas chegaram aos municípios de Independência (81,3 mm), Ibiapina (70 mm) e Crateús (69,4 mm).
As precipitações acontecem devido a atuação de áreas de instabilidades que estão se formando devido a efeitos locais tais como, relevo, temperatura e disponibilidade de umidade.
Além disso, no interior do Nordeste, concentra-se um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), colaborando para a intensificação dos sistemas indutores de chuva.
Leia mais | Chuva derruba telhado de casa em Canindé
Previsão para domingo
Para este domingo, o cenário meteorológico é de chances de precipitações em todas as regiões, porém, com acumulados menos expressivos.
A faixa litorânea poderá apresentar durante todo o do dia, céu com algumas nuvens.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<