A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve aprovar nesta quarta-feira (19) o uso do autoteste de Covid-19 no Brasil.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Diante do pedido encaminhado na última quinta-feira (13) pelo Ministério da Saúde, a Anvisa está inclinada a liberar o autoteste que pode ser feito em casa. No Brasil, esse tipo de exame é proibido no país por causa de uma resolução da Anvisa de 2015. Em outros países, a medida já vem sendo utilizada há meses.
Leia também | Advogada explica se pais podem perder a guarda dos filhos em caso de não vacinação
Para ser liberado no País, o Ministério da Saúde precisa propor uma política pública de entrega dos exames ao público leigo.
Reunião da Anvisa vai além do autoteste
A liberação dos autotestes não deve ser a pauta única da reunião da Anvisa. Os técnicos da Agência também devem iniciar a votação do pedido de uso da vacina Coronavac para o público de 3 a 17 anos. Contudo, a análise da diretoria deve ser feita em outra data, ainda nesta semana, uma vez que alguns pareceres sobre a vacina estão sendo finalizados.
A tendência é de que a Anvisa aprove o autoteste e o uso da Coronavac em crianças e adolescentes. No entanto, a decisão final depende do voto da maioria dos cinco diretores da Anvisa.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Atualmente, a testagem de Covid-19 no Brasil está centrada em clínicas, farmácias e serviços públicos, que não estão conseguindo atender à demanda diante do alastramento da nova variante, a Ômicron. A procura pelos testes de detecção de Covid-19 disparou com o avanço da contaminação na virada do ano.