Ícone do site Portal GCMAIS

Mais um policial militar é expulso da corporação por participação no motim de 2020 no Ceará

Mais dois militares são expulsos da PM do Ceará por participação no motim

Motim da PM ocorreu em 2020, no Ceará. Foto: Agência Brasil/Reprodução

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) decidiu expulsar o soldado Gabriel Lima Martins por participação no motim de parte da Polícia Militar ocorrido em 2020. Além dele, os soldados José Wendel Melo Siqueira e José Afonsio Parente Feijó Júnior foram punidos com permanência disciplinar.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As decisões foram publicadas, nesta terça-feira (18), no Diário Oficial do Estado (DOE). Até o momento, são oito policiais excluídos da corporação e oito punidos com sanções disciplinares de permanência por participação no movimento paredista.

Conforme a publicação, o policial Gabriel Lima, “nos moldes do Art. 24, caput, em face da prática de atos desonrosos e ofensivos ao decoro profissional, (a saber, ter aderido de forma espontânea à paralisação das atividades, decorrente do movimento grevista ocorrido no período de 18/02/2020 à 01/03/2020, quando, no dia 23 de fevereiro de 2020, juntou-se aos militares amotinados no Quartel do 18º BPM – local de concentração, valendo-se de equipamento próprio das forças policiais, o que demonstra afronta à disciplina militar e, em assim sendo, praticado ato de incitação à subversão da Ordem Política e Social e instigado outros policiais a atuarem com desobediência), comprovado mediante Processo Regular, haja vista a violação aos valores militares”.

Leia também | Ex-deputado Cabo Sabino é expulso da Polícia Militar por liderança de motim

Publicidade

Motim da PM em 2020

O motim de parte dos policiais militares ocorreu entre os dias 18 de fevereiro e 2 de março de 2020 em diversas cidades cearenses. Atualmente, 351 policiais identificados por participação no motim respondem a processos administrativos disciplinares, estando estes, atualmente, em fase de instrução processual. Além disso, existem investigações em curso, que podem resultar em novos processos disciplinares.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile