O Ceará tem 40% de probabilidade de receber chuvas acima da média histórica de fevereiro a abril de 2021. Os meses compreendem a maior parte da quadra chuvosa do Estado. O prognóstico foi divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na manhã desta quinta-feira (20), em coletiva de imprensa virtual.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Segundo a Funceme, o Estado possui 40% de chances de precipitações dentro da normalidade e ainda 20% abaixo da média nos próximos três meses. O cenário previsto pela Funceme se baseia nas análises das condições atmosféricas e oceânicas, além de resultados de tecnologias de previsão.
O presidente da Fundação, Eduardo Sávio Martins, disse durante a apresentação do prognóstico que as chuvas no Ceará são influenciadas pela temperatura nas águas do Oceano Atlântico: “Tanto a área norte quanto a área sul do Atlântico encontram-se ligeiramente aquecidas. Além disso, devemos ter no próximo trimestre uma tendência de águas frias no Pacífico”, afirmou. Quando as águas do Oceano Atlântico ficam mais aquecidas ao norte, a confluência dos ventos fica também mais ao norte. Isso significa que não trazem umidade para a região do Ceará.
Já o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, afirmou que os dados do prognóstico apontam também uma atenção ao gerenciamento dos reservatórios cearenses. “Com todo esse cenário, pelo menos a probabilidade de ter um ano abaixo da média é menor. Nós temos que ter um olhar para o volume acumulado dos nossos açudes. Estamos com pouco mais de 21% das nossas reservas hídricas e a gente tem que ser muito parcimonioso em relação ao uso da água”, disse.
Leia também | Confira dicas para evitar acidentes de trânsito durante a quadra chuvosa
Média histórica de chuvas no Ceará:
- Fevereiro: 118,6 mm
- Março: 203,4 mm
- Abril: 188 mm
- Maio: 90,6 mm
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<