Pelo menos três em cada dez brasileiros estão endividados. Para sair dessa situação e começar 2022 equilibrado, especialistas orientam organizar a vida financeira e montar uma reserva de dinheiro.
Dados mais recentes da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor mostram que o número de famílias brasileiras com dívidas continuou crescendo em outubro de 2021 e chegou a 74,6%.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em tempos de crise, usar o limite do cheque especial ou cartão de crédito para a compra é tentador. A especialista em relações institucionais da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Mariana Rinaldi, alerta que uma pequena reserva financeira ainda é o melhor caminho para sair das dívidas. “A recomendação é guardar 30% do ganho mensal pra essa reserva. Quem já tem o orçamento apertado, precisa evitar os parcelamentos e apertar o conto”, disse a especialista.
Leia também | Cursos gratuitos: Governo do Ceará prepara lançamento de 2.580 vagas para capacitações profissionais
Para reverter o quadro de dívida e sair do vermelho, é importante lembrar que a organização é fundamental. Além do hábito de uma reserva financeira, que pode salvar de gastos inesperados do cotidiano, livrando de possíveis dívidas, Mariana Rinaldi dá mais algumas dicas importantes para sair do endividamento: “criar orçamento pra visualizar onde cortar; e nada de cheque especial”, alerta.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Ficar atento ao prazo para pagamento de IPTU e IPVA para possíveis descontos, por exemplo, também é uma boa dica. O pagamento da fatura do cartão de crédito é muito importante para evitar os juros bastante elevados.
Verifique também os descontos na matrícula dos filhos na escola. Quanto ao material escolar, muitos colégios promovem trocas de livros, o que garante alguma economia. De posse dessas dicas, agora é só botar na ponta do lápis e praticar.