Fortaleza registrou uma queda de 16,3% nos indicadores criminais de roubos de veículos ao longo dos 12 meses de 2021. Ao todo, foram registradas 4.158 ocorrências, contra 4.969 casos em 2020. Os dados foram compilados e divulgados nesta sexta-feira (21) pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Na avaliação do delegado Pedro Viana, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) da Polícia Civil, a redução de roubos de veículos em Fortaleza mostra o empenho das Forças de Segurança do Ceará, que realizam trabalhos ostensivos, por meio da Polícia Militar do Ceará e investigativos, por intermédio da PC-CE. “Atuamos contra a modalidade criminosa, por meio de várias frentes preventivas como a realização de fiscalizações em sucatas, desmanches e oficinas, uma vez que alguns desses locais alimentam o mercado clandestino de comércio de peças usadas. Também atuamos de forma repressiva, monitorando as associações criminosas especializadas em roubos de veículos, realizando operações qualificadas para cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão em desfavor das referidas associações criminosas, instauração de inquéritos policiais e responsabilização dos autores dos crimes de roubo”, explicou o delegado.
Leia também | Limpeza de canais e lagoas de Fortaleza é intensificada para conter riscos de inundação e de alagamento
Entre as ações policiais recentes, um carro roubado foi recuperado por uma composição da Polícia Militar, pouco tempo após o crime. A ação aconteceu no bairro Barra do Ceará. Um homem foi preso e um adolescente foi apreendido pelos policiais militares. O caso foi registrado no último dia 3 de janeiro e contou com o auxílio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) e do Sistema Agilis da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Em todo o Ceará, a Polícia Civil informou que redução foi de 9,3%, com 7.805 registros durante 2021. No ano anterior, foram 8.609 casos.
Videomonitoramento ajudou na redução de roubos de veículos
Uma das ferramentas que contribui para a redução de roubos é o Sistema Agilis. A inteligência artificial foi lançada em maio de 2021 e faz parte do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE).
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Além da integração com o Nuvid, o Agilis detecta e exibe em sua interface pontos de capturas de veículos em mapa, com informações detalhadas e que subsidiam os trabalhos das equipes policiais.