MUDANÇAS

Hemoce adota novos critérios para doação de sangue a partir de hoje (22); veja o que muda

Com as novas regras, as pessoas que tiveram Covid-19 podem realizar a doação de sangue após dez dias da total recuperação da doença

Compartilhe:
22 de janeiro de 2022
Portal GCMAIS

A partir deste sábado (22), o Centro de Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) adota novos critérios para os candidatos à doação de sangue relacionados à Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A mudança foi estabelecida pelo Ministério da Saúde em nota técnica para todos os hemocentros do país.

Hemoce adota novos critérios para doação de sangue a partir de hoje (22); veja o que muda
Foto: Divulgação

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Com as novas regras, as pessoas que tiveram Covid-19 podem realizar a doação de sangue após dez dias da total recuperação da doença. Veja o que muda:

  • Pessoas com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 estão aptas a doar 10 dias após a completa recuperação;
  • Pessoas assintomáticas com teste positivo para a doença ficam aptas a doar após 10 dias da data de realização do teste;
  • Pessoas que tiveram contato com casos positivos do novo coronavírus estão aptas a doar após 7 dias do último contato;
  • Pessoas que fizeram isolamento voluntário ou por orientação médica ficam aptas a doar após o término do tempo de indicação do isolamento;
  • Profissionais de saúde estão aptos a doar desde que estejam fazendo uso correto dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).

Como realizar a doação?

Para realizar doação de sangue no Hemoce, é preciso agendar doação pelo site doador.hemoce.ce.gov.br. Em Fortaleza, os voluntários podem agendar também pelos números: (85) 3101.2305 / (85) 99681 – 7597 (que funciona como WhatsApp).

A sede do Hemoce Ceará fica localizada na Av. José Bastos, nº 3390, no bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza.

Leia também | Hemoce lança campanha para doação de sangue do tipo O Negativo; saiba como doar

Quais os critérios para a doação de sangue?

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal – disponível no site do Hemoce.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.