Ícone do site Portal GCMAIS

Desconto na conta de luz em janeiro beneficia 35,3 milhões de famílias que economizaram energia

Conta de luz continuará sem cobrança extra em maio, anuncia Aneel

Essa é a primeira bandeira verde anunciada para todos os consumidores desde o fim do período de escassez hídrica. Foto: Governo do Ceará

Famílias que economizaram energia entre setembro e dezembro de 2021 terão desconto na conta de luz este mês. Elas vão receber um bônus destinado a quem diminuiu o uso em pelo menos 10% sobre o mesmo período de 2020.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O benefício faz parte do programa de redução voluntária do consumo, criado em agosto do ano passado para incentivar a economia de energia durante a escassez hídrica.

O bônus será oferecido para 35 milhões e 300 mil residências, por meio de desconto na conta de luz. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o valor soma R$ 2 bilhões e 400 milhões de reais e será incluído como custo do sistema elétrico.

O órgão informa que o bônus gerou uma economia de 5 milhões e 600 mil megawatts/hora no período, o que representa cerca de 4,5% a menos na tarifa do consumidor residencial. A redução do consumo também evitou o uso de algumas usinas termelétricas, o que sairia mais caro, complementa o ministério.

Publicidade

Na prática, o consumidor receberá um bônus de 50 centavos por cada quilowatt-hora do total da energia economizada. O bônus é limitado a 20% da redução de energia.

Algumas medidas podem reduzir o consumo de energia em casa, como: não mudar a temperatura do chuveiro com ele ligado, diminuir o tempo de banhos quentes e reduzir a frequência do uso do ferro de passar roupas ao longo da semana.

Para mais informações sobre o benefício, é só acessar a página da Agência Nacional de Energia Elétrica: aneel.gov.br. Outras dicas para baixar o preço da conta de luz estão na cartilha do Ministério de Minas e Energia disponível no site gov.br/mme.

Leia também | Bandeira de escassez hídrica: saiba até quando deve durar a tarifa mais cara na conta de energia

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile