Famílias que economizaram energia entre setembro e dezembro de 2021 terão desconto na conta de luz este mês. Elas vão receber um bônus destinado a quem diminuiu o uso em pelo menos 10% sobre o mesmo período de 2020.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O benefício faz parte do programa de redução voluntária do consumo, criado em agosto do ano passado para incentivar a economia de energia durante a escassez hídrica.
O bônus será oferecido para 35 milhões e 300 mil residências, por meio de desconto na conta de luz. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o valor soma R$ 2 bilhões e 400 milhões de reais e será incluído como custo do sistema elétrico.
O órgão informa que o bônus gerou uma economia de 5 milhões e 600 mil megawatts/hora no período, o que representa cerca de 4,5% a menos na tarifa do consumidor residencial. A redução do consumo também evitou o uso de algumas usinas termelétricas, o que sairia mais caro, complementa o ministério.
Na prática, o consumidor receberá um bônus de 50 centavos por cada quilowatt-hora do total da energia economizada. O bônus é limitado a 20% da redução de energia.
Algumas medidas podem reduzir o consumo de energia em casa, como: não mudar a temperatura do chuveiro com ele ligado, diminuir o tempo de banhos quentes e reduzir a frequência do uso do ferro de passar roupas ao longo da semana.
Para mais informações sobre o benefício, é só acessar a página da Agência Nacional de Energia Elétrica: aneel.gov.br. Outras dicas para baixar o preço da conta de luz estão na cartilha do Ministério de Minas e Energia disponível no site gov.br/mme.
Leia também | Bandeira de escassez hídrica: saiba até quando deve durar a tarifa mais cara na conta de energia
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<