A partir desta segunda-feira (24), passa a valer a obrigatoriedade do uso das máscaras padrão N95 ou similares para trabalhadores de farmácias, supermercados e escolas do Ceará que mantêm contato direto com o público. São exemplos destes profissionais os professores e porteiros, nas escolas; e os caixas, nos supermercados e farmácias.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O intervalo entre os dias 17 e 23 de janeiro foi de adaptação dos estabelecimentos. A medida leva em consideração o potencial de transmissão da variante Ômicron.
A médica Christianne Takeda, infectologista do Hospital São José, avalia a decisão de forma positiva, tendo em vista a maior eficácia desses Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) frente ao risco de infecção pelo coronavírus. “A N95 e a similar dela no Brasil, a PFF2, oferecem uma proteção contra os aerossóis, que são partículas muito pequenas filtradas pelas camadas existentes em ambas as máscaras”, explica.
Outro ponto é a durabilidade. Diferentemente do modelo cirúrgico, que precisa ser descartado em até quatro horas, a máscara N95 pode ser reutilizada outras vezes.