Comunidades de Fortaleza e do Interior, receberão, até a próxima sexta-feira (28), os serviços de cidadania do Caminhão do Cidadão. O equipamento itinerante, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), realizará emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), do CPF e da Certidão de Antecedentes Criminais, e prestará orientações sobre Seguro Desemprego e Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS digital).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Possuir documentos de identificação é um direito básico de todo cidadão. Assegurar o registro civil às pessoas é mais do que atenção e respeito, é garantir cidadania”, destaca a titular da SPS, Socorro França.
“Em muitas comunidades, várias pessoas têm dificuldades com telefonia e de acesso à Internet. Portanto, nada mais justo do que levar os serviços do Caminhão do Cidadão até elas”, reforça o coordenador de Cidadania da SPS, Tadeu Lustosa.
Programação do Caminhão do Cidadão
Nesta segunda-feira (24), o Caminhão iniciou os atendimentos pelas comunidades do Bairro Passaré, na Capital, e nos municípios de Pires Ferreira e Santana do Cariri, onde permanece por dois dias. Na quinta-feira (27), segue realizando serviços de cidadania nas comunidades da Sapiranga e no Edson Queiroz; e na sexta-feira (28), no bairro Papicu, e no Mirambé, municípios de Caucaia.
Leia também | Banco Central: brasileiros têm R$ 8 bilhões a receber de instituições financeiras; saiba se você é um deles
No Interior, também serão contempladas comunidades dos municípios de Jaguaribe e Potengi, nos dias 27 e 28. “Todas as medidas sanitárias, como uso de máscaras, higienização com álcool em gel e distanciamento social, continuam a ser adotadas, rigorosamente”, frisa Tadeu Lustosa.
Diariamente, são distribuídas 60 senhas para os usuários. Os atendimentos ocorrem das 8h às 16h30.