A proximidade do período da quadra chuvosa no Ceará acende um alerta para o surgimento de escorpiões e possíveis acidentes com esses animais. Eles costumam aparecer com mais frequência nesse período porque estão em busca de locais secos para se abrigar.
De acordo com o assessor técnico do Programa de Acidentes com Animais Peçonhentos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Ivan Luís de Almeida, os escorpiões vivem nas redes de esgoto e elétrica e, por não serem animais aquáticos, buscam novos abrigos em períodos de chuva. “Os ralos são os locais com maior concentração do seu alimento. Então, se há barata na residência, existe também a probabilidade de ter escorpião”, explica.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
A prevenção pode ser feita de forma simples, como a vedação dos ralos, por exemplo. Em frestas de portas, a orientação do assessor técnico é de colocar redes de proteção, além de utilizar protetor para tomadas e cobrir buracos em paredes e pisos.
A higienização da casa é outro ponto importante. “Os animais costumam buscar comida à noite, por isso, quintais devem ser mantidos limpos, sem acúmulo de entulhos; o lixo não deve ser acumulado e precisa ser bem armazenado; gramas e gramados devem estar aparados e a limpeza de vasilhas de alimentos dos animais também deve ser feita regularmente”, reforça.
Escorpiões podem usar armários como esconderijos. Por isso, antes de se vestir ou calçar sapatos, é importante verificar se há a presença desses animais.
O que fazer ao levar picada de escorpião?
A indicação, em caso de picada por escorpião, é lavar o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde mais próxima. “A pessoa não deve cortar, furar, apertar o ou fazer uso de qualquer outro produto”, enfatiza Ivan.
A ingestão de bebidas alcoólicas também não é recomendada. “Acidentes por escorpiões podem matar. Principalmente crianças de zero a 12 anos e idosos (a partir de 60 anos)”.
Em 2021, 287 acidentes com escorpiões foram registrados no Estado.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<