PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conheça a história de Eduardo Ângelo, artesão-jardineiro do Palácio da Abolição

Aos 20 anos de idade, querendo novas oportunidades, Eduardo se mudou sozinho de Pentecoste para a capital cearense

Compartilhe
Conheça a história de Eduardo Ângelo, artesão-jardineiro do Palácio da Abolição
Foto: GCMais

Quem passa pela avenida Barão de Studart, em Fortaleza, já deve ter notado as peças de artesanato expostas ao longo do canteiro central na altura do Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará. Feitas a partir do talo da carnaúba, árvore símbolo do Nordeste brasileiro, as obras são do jardineiro e artesão Eduardo Ângelo, de 56 anos, que há 25 anos trabalha cuidando do jardim do Palácio.

Assim como seu trabalho, Eduardo não passa despercebido. Ele é todo arte em cada detalhe. Sua caracterização, que remonta a figura de cangaceiro, faz parte da linguagem que Eduardo desenvolveu para se comunicar não só com os colegas que compartilham a rotina de trabalho, mas também não perder as próprias memórias.

Leia também: Felca revela diagnóstico de fobia social e relata bullying sofrido durante oito anos

O trabalho e a imagem do homem sorridente e gentil também contam a história do menino sonhador que nasceu em Pentecoste, no Vale do Curu, e passou a infância e adolescência aprendendo sobre o tempo da natureza enquanto ajudava a família a plantar e a colher. Aos 20 anos de idade, querendo novas oportunidades, Eduardo se mudou sozinho para a Capital cearense, onde conseguiu o primeiro emprego como vigilante terceirizado. Entrar para o mundo da jardinagem não foi coisa pensada, mas aprendeu fazendo, como ele gosta de dizer.

PUBLICIDADE

Ao longo dos anos, Eduardo aperfeiçoou o ofício e saiu em busca de novas chances. Foi quando surgiu a vaga para jardineiro na sede administrativa do Banco do Estado do Ceará (BEC) e, após o banco ser extinto, foi transferido para o Palácio Iracema, localizado no Centro Administrativo Bárbara de Alencar, no bairro Edson Queiroz. O local sediava o gabinete do governador até meados de 2010 — antes da transferência da sede do Executivo estadual para o Palácio da Abolição.

O repórter do Grupo Cidade de Comunicação, Edney Cunha, foi ao Palácio da Abolição conversar com o artesão-jardineiro Eduardo Ângelo.

PUBLICIDADE

Acompanhe a reportagem exibida no Balanço Geral Manhã, da TV Cidade Fortaleza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

 

Leia também
Felca revela diagnóstico de fobia social e relata bullying sofrido durante oito anos
SAÚDE
Felca revela diagnóstico de fobia social e relata bullying sofrido durante oito anos
20 de out. de 2026 - 07:10
Previsão do tempo no Ceará e Fortaleza hoje (20/10)
Previsão do Tempo
Previsão do tempo no Ceará e Fortaleza hoje (20/10)
20 de out. de 2026 - 04:00
Aluno de 16 anos aprovado em Medicina mira carreira aeroespacial após avançar no vestibular do ITA
CONQUISTA
Aluno de 16 anos aprovado em Medicina mira carreira aeroespacial após avançar no vestibular do ITA
19 de out. de 2026 - 23:44