O prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou nesta quarta-feira (26) a abertura de um novo local de vacinação para 3ª dose contra Covid-19 sem agendamento para quem completou 4 meses da 2ª dose. Além do Shopping Iguatemi, as pessoas poderão tomar a dose de reforço no Shopping RioMar Fortaleza, localizado no bairro Papicu.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O novo local de vacinação para quem aguarda pela 3ª dose estará funcionando a partir desta quinta-feira (27) no horário de funcionamento de shopping.
De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, as pessoas que forem ser imunizadas precisam comparecer ao centro de vacinação apresentando os seguintes documentos originais: identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado dos últimos três meses.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Vacinação de crianças no Ceará
Paralelo à aplicação da dose de reforço para adultos, a campanha de vacinação de Fortaleza segue vacinando crianças de 5 a 11 anos desde o último dia 15 de janeiro em solo cearense.
Em Fortaleza, o local de vacinação é o Centro de Eventos do Ceará. Após uma semana de campanha, 13.500 crianças já haviam sido imunizadas no Estado contra a Covid-19.
Listas de vacinação para 3ª dose e para crianças
No portal da Prefeitura de Fortaleza, já estão disponíveis as listas dos agendados para vacinação na Capital até a próxima sexta-feira (28). Há listas para a população geral e para crianças de 5 a 11 anos. Confira:
- Agendados Crianças D1 – dia 28/01/2022
- Agendados População Geral D3 – dia 28/01/2022
- Agendados Crianças D1 – dia 27/01/2022
- Agendados População Geral D3 – dia 27/01/2022
Caso a esteja com Síndrome Gripal, poderá receber a vacina contra Covid-19?
A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) orienta que, em geral, como acontece com todas as vacinas, diante de doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se o adiamento da vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
Leia também | Saiba como validar cadastro de crianças para vacinação no Ceará contra Covid-19
A presença de uma infecção com sintomas leves e/ou febre baixa não deve causar o adiamento da vacinação. Nos casos de infecção pelo coronavírus, recomenda-se o adiamento da vacinação nas pessoas com quadro sugestivo de infecção em atividade, para se evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais. Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção, idealmente, a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.