Ícone do site Portal GCMAIS

Chuva provoca alagamentos em Fortaleza nesta quinta (27); previsão é de mais precipitações

Chuva provoca alagamentos em Fortaleza nesta quinta (27); previsão é de mais precipitações

(Foto: Liduina Gomes/Funceme)

A chuva que banha Fortaleza desde a madrugada desta quinta-feira (27) causou alagamentos em algumas vias da cidade. Condutores de veículos tiveram dificuldade de tráfego no cruzamento das avenidas Sargento Hermínio com Coronel Carvalho, por conta do volume de água. Também foram registrados alagamentos na Avenida Pontes Vieira, no Bairro Dionísio Torres e em ruas do Centro da cidade.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nesta quinta e sexta-feira (28), os acumulados devem ser mais expressivos. A faixa litorânea e as porções oeste e sul do Ceará têm maiores condições para chuva, porém, todas as macrorregiões deverão apresentar registros. São elas: Litoral Norte, Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Ibiapaba, Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns.

Em geral, a chuva prevista em Fortaleza tem relação com a atuação de áreas de instabilidade, além de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

Maiores acumulados até às 8h10 da manhã:

Publicidade
  1. Cedro (Posto Várzea da Conceição) – 73 milímetros
  2. Cariús – 69 mm
  3. Quiterianópolis – 69 mm
  4. Jucás – 64 mm
  5. Ipaporanga – 63 mm
  6. Arneiroz – 61,5 mm
  7. Cedro (Posto Ematerce) – 61 mm
  8. Tamboril – 61 mm
  9. Lavras da Mangabeira – 60 mm
  10. Ipaumirim – 58 mm

Leia também | Corpo de Bombeiros alerta para ocorrências de descargas elétricas durante período de chuvas

Alerta para ocorrências de descargas elétricas durante período de chuva em Fortaleza

Durante o período de chuvas intensas, o Corpo de Bombeiros do Ceará alerta para o perigo de descargas elétricas, que representam riscos. Com a incidência de raios durante eventos dessa natureza, é preciso redobrar os cuidados durante os temporais, seja dentro ou fora de casa.

O primeiro alerta é para a população evitar locais abertos e descampados, como campos de futebol, praias e estacionamentos. Além disso, nesses casos, deve-se evitar proximidade a cercas de arame, varais metálicos, linhas férreas, torres de telefonia e outras estruturas metálicas que possam atuar como condutoras da descarga elétrica.

O Corpo de Bombeiros alerta ainda que não é recomendável abrigar-se sob árvores. Em casos de chuvas intensas, as pessoas também são orientadas a evitar locais como praias, açudes, piscinas etc.

Mesmo dentro de casa, a população também deve ter cuidados redobrados. Durante ocorrências desse tipo, as pessoas devem manter distância de janelas, canos, portas e outros materiais metálicos, além disso a população é orientada, também, a afastar-se de tomadas. Os bombeiros ressaltam ainda que nunca sejam utilizados equipamentos ou eletrodomésticos plugados na tomada, como aparelhos celulares e computadores.

É importante destacar ainda que aparelhos celulares sempre sejam desligados das tomadas após serem utilizados. Por fim, os Bombeiros reforçam que a população não deve utilizar equipamentos não-homologados e sem certificações de segurança, como carregadores falsificados. Outra orientação importante é nunca dormir com os aparelhos sob o travesseiro.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile