Ícone do site Portal GCMAIS

Chuvas aumentam ocorrências de acidentes domésticos e colisões no trânsito

Chuvas aumentam incidências de acidentes domésticos e colisões no trânsito

Divulgação / Prefeitura de Fortaleza

Nos primeiros dias de janeiro de 2022, a Emergência do Instituto Doutor José Frota (IJF) acolheu, ao todo, 2.400 pacientes. A maior parte das ocorrências, segundo as equipes do hospital, têm relação com acidentes causados pelas chuvas registradas no período. Asfalto molhado e pisos escorregadios foram apontados como principais causadores de acidentes.

Na primeira quinzena do ano, foram registradas 550 ocorrências de fraturas e lesões por quedas, sendo essa a principal causa de internação. A situação de pessoas com mais de 60 anos de idade inspira mais cuidado por conta de outras doenças associadas aos traumas, como hipertensão, diabetes, sobrepeso e osteoporose.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Profissionais do IJF alertam para a prevenção de situações e comportamentos de risco, com o uso de calçados adequados, a iluminação das áreas de circulação e a aplicação de pisos antiderrapantes.

Nos casos de acidentes de trânsito, os motociclistas foram as maiores vítimas. Esse tipo de ocorrência causou a internação de 385 motociclistas, 48 ocupantes de carros, 48 pedestres e 45 ciclistas.

Publicidade

Para essas situações, a recomendação é adotar uma postura consciente e responsável na condução dos veículos, como a obediência aos limites de velocidade, uso dos itens de segurança obrigatórios e a proibição do consumo de bebidas alcoólicas. Nos dias de chuva, quando o asfalto liso facilita as derrapagens, a presença de buracos não é percebida facilmente e até animais são mais presentes nas vias, a atenção dos condutores deve ser redobrada.

O Instituto Doutor José Frota (IJF) é o maior hospital da rede de assistência da Prefeitura de Fortaleza e maior hospital do Ceará em número de leitos, sendo referência regional no socorro às vítimas de traumas de alta complexidade, queimaduras, intoxicações agudas e ingestão ou aspiração de objetos estranhos. Mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas são disponibilizadas, em plantão 24 horas, para o atendimento de pacientes de Fortaleza e de outros municípios, por meio da Central de Regulação de Leitos.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile